2021/03/26

Google Photos volta a ter legendas nos botões

A habitual indecisão da Google volta a atacar, com o Google Photos para Android a recuperar as legendas em texto nos botões.

Já estamos habituados às mudanças cíclicas da Google, que decide uma coisa, tira outra, volta a colocar, volta a remover, etc. Desta vez é o que acontece no Google Photos para Android, cujos botões pictográficos voltam a recuperar a legenda em texto para se tornarem mais descritivos... aquilo que se esperava que fosse dispensável, facilitando o processo de localização das apps e evitando potenciais erros de tradução.

Teremos que aguardar para ver se esta alteração já foi aprovada para todos ou se se trata apenas de um dos muitos testes que são feitos para avaliar o impacto junto dos utilizadores, mas o que se pode ver desde logo é que a Google está com dúvidas quanto à sua capacidade de criar icons que sejam auto-explicativos e à prova de dúvidas. Por outro lado, é também certo que haverá segmentos de utilizadores em que uma palavra (a legenda nos botões) valerá por mil imagens; e poderá ser esse segmento que a Google queira acautelar, mesmo à custa de ocupar mais espaço nos botões com texto, que seriam desnecessários para a maioria dos utilizadores.

Este era o tipo de coisa que poderia ser facilmente resolvido se os smartphones e tablets tivessem a capacidade para detectar a aproximação dos dedos dos utilizadores antes de tocarem no ecrã, podendo fazer surgir o texto nessa altura, ao estilo do "on hover" que é possível nos interfaces tradicionais ao passar o rato por cima das opções.

1 comentário:

  1. Faço imensas pesquisas na Google Fotos e se há coisa que me passou a irritar tremendamente foi o facto de agora serem necessários 2 toques para fazer o que antes apenas exigia um único toque.

    Voltem à forma anterior, por favor.

    ResponderEliminar