2021/03/22

Hong Guang supera Tesla nos automóveis eléctricos

A Tesla está habituada a estar no topo das tabelas de vendas de carros eléctricos, mas nos últimos meses teve que ceder a posição à Hong Guang chinesa.

Em Janeiro e Fevereiro, a Hong Guang conseguiu ficar à frente do Model 3 a nível das vendas mundiais, vendendo mais de 36 mil unidades do seu mini carro eléctrico em Janeiro face aos 21 mil Model 3 da Tesla; e 20 mil unidades em Fevereiro face aos 13 mil da Tesla.

Claro que basta olhar para a foto para se perceber que este não é um carro que possa ser equiparado directamente a um Tesla Model 3, com menos de 3 metros de comprimento e 149 cm de largura. Mas, anuncia uma velocidade máxima de 100 km/h e uma autonomia para 170 km; e, não menos importante, estamos a falar de um mini-carro que custa 3700 euros na China - menos do que o Autopilot melhorado da Tesla, que agora custa 3800 euros, e metade da opção para condução autónoma total, de 7500 euros.

Não deixa de ser uma curiosidade, considerando que este mini-carro não será opção para quem estiver a equacionar um Model 3. Mas, com a promessa de Elon Musk que o Autopilot irá ter um preço sempre crescente, e que o seu valor já se começa a aproximar do que é prometido para carros eléctricos já mais representativos de "carros" - como o Dacia Spring de 10 mil euros - é natural que em breve esses valores comecem a obrigar os interessados a equacionarem opções alternativas.

2 comentários:

  1. Nem quero imaginar como esse carro se comporta nos crash-test, será que ganha pelo menos uma estrela de pontuação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um quadriciclo. Não tem de cumprir nenhuma regra tal como o Citroen AMI ou o Renault Twizy.

      Eliminar