2021/03/30

Huawei Mate 20 Pro recebe EMUI 11


Seguindo o plano de actualizações anteriormente divulgado, a Huawei disponibilizou a EMUI 11 para o Mate 20 Pro.

Numa altura em que ainda se mantêm as restrições impostas pelos EUA, esta actualização acaba por chegar dentro dos timings que a marca tem vindo a praticar nos últimos anos, se bem que desta vez, surge com uma particularidade que não vai ser do agrado dos fãs do Android.

Os modelos com um ano de mercado têm recebido a actualização de software antes do final do ano, algo que voltou a acontecer com o Mate 30 e aconteceu o ano passado com o Mate 20 Pro. Os modelos com dois anos, têm que esperar pelo primeiro trimestre do ano seguinte, o que veio a acontecer novamente com o Mate 20 Pro.

Lançado em 2018 com a EMUI 9 e Android 9, este smartphone recebeu em Novembro de 2019 o update para a EMUI 10 a correr sobre Android 10, tendo posteriormente recebido um update intermédio, com a EMUI 10.1. Neste mês de Março, dois anos e alguns meses após o seu lançamento, o Mate 20 Pro recebeu mais uma grande actualização, desta vez com a EMUI 11 a correr sobre... Android 10.


Esta situação, apesar de indesejada, não é de todo inesperada, pois já o Mate 40 foi lançado com a EMUI 11 a correr sobre Android 10, acabando por acontecer exactamente o mesmo com o Mate 20 Pro, que recebeu aquele que deverá ser o seu último grande update, com esta versão da EMUI e do Android.

Numa altura em que a Google trabalha no desenvolvimento do Android 12 e as diferentes marcas vão actualizando a conta gotas os seus terminais para o Android 11, os clientes da Huawei vão ter de se contentar com as novidades que a EMUI 11 apresenta.

2 comentários:

  1. tenho um mate 20 pro e ja tenho instalado

    ResponderEliminar
  2. Aqui igualmente, já tenho a Emui 11 instalada à 1 semana no meu Mate 20 Pro.

    ResponderEliminar