NAS da QNAP estão a gerar criptomoedas para hackers; Asus apresentou ROG Phone 5; Starlink a caminho de camiões, navios e aviões; a destreza de voar com drone numa pista de bowling; e app de gravação de chamadas para iPhone deixou gravações expostas de todos os seus utilizadores.
Antes de passarmos às notícias, já está escolhido o livro FCA que teremos para oferece esta semana: é o "Bases de Dados - Fundamentos e Aplicações". Participa e partilha.
iPhone 12 Mini com novo corte na produção
Depois de um corte inicial na produção, a Apple volta a reduzir a produção do iPhone 12 Mini de forma ainda mais drástica, com uma redução de 70%. Apesar de durante os últimos anos terem sido muitos os pedidos para que a Apple lançasse um novo iPhone mais compacto, fica agora demonstrado que a esmagadora maioria do mercado continua a preferir modelos maiores, que vão continuando a crescer de ano para ano.Não é provável que a Apple deixe de fazer os iPhone Mini, mas seguramente irá ficar com uma melhor ideia para planear o volume de produção dessa variante para as próximas gerações.
Europa vai reforçar produção de chips
A ideia de que poderiamos ter um mundo global, que trabalhasse em harmonia para um futuro melhor, parece ser apenas um sonho utópico - e a crescente fragmentação entre mercados para isso contribui. A escassez de chips tem levado a constrangimentos de produção que afectam praticamente todos os sectores, e fazendo com que os países que têm essa capacidade de produção dêem prioridade a si próprios.A Europa, que está severamente dependente de chips produzidos nos EUA e na China, está na pior situação possível para enfrentar este cenário, e tenta evitar que isso aconteça no futuro. Para isso promete um forte investimento para reforçar a produção de chips na Europa, não apenas com projectos próprios mas também procurando cativar grandes empresas internacionais que estejam interessadas em diversificar a produção para não ficarem dependentes das políticas por vezes inesperadas que podem bloquear o comércio regular em determinados países.
Incêndio em datacenter da OVH deixa inúmeros sites offline
A OVH teve um incêndio no seu datacenter em Estrasburgo, que destruiu completamente o seu edifício SBG2 e afectou as operações em vários outros. Se por acaso notarem dificuldades em aceder a certos sites ou serviços, poderá estar relacionado com esta falha.A OVH diz que está em processo de retomar as operações, mas que o regresso à normalidade poderá demorar ainda um par de semanas. Neste caso, nem a "cloud" permitiu resistir a um incêndio localizado - apesar da OVH ter 15 datacenters espalhados pela Europa.
HTC Vive prepara tracking dos lábios
Depois do tracking dos olhos, a HTC prepara-se para transportar as expressões faciais para o mundo VR com um acessório que pode captar a região dos lábios. Isto permitirá que um avatar virtual possa replicar fielmente um utilizador enquanto fala, algo que contribuirá para o realismo e facilitará a interacção entre utilizadores nos mundos virtuais, mas também poderá ser contraproducente, se expressar a "seca" que um utilizador poderá estar a sentir no caso de estar numa reunião indesejada de trabalho. :)
Curtas do dia
- Photoshop ganha versão nativa para Macs M1
- Instagram vai voltar a ter uma app Instagram Lite
- TikTok prepara avisos ao detectar comentários maliciosos
- Amazon prepara um robot doméstico "Vesta" que será um Echo sobre rodas
- Suporte para o Edge clássico termina hoje - substituído pelo Edge Chromium
Resumo da madrugada
- Asus apresenta ROG Phone 5
- Base para monitor com hub USB a €25
- Pen USB 3.1 SanDisk Extreme Pro a €31.99
- Oppo mostra vidro traseiro moldado do Find X3
- Starlink a caminho de camiões, navios e aviões
- A destreza de voar com drone numa pista de bowling
- NAS da QNAP estão a gerar criptomoedas para hackers
- Chrome facilita acesso a funcionalidades experimentais
- Ganha livros "Bases de Dados - Fundamentos e Aplicações" da FCA
- App de gravação de chamadas para iPhone deixou gravações expostas
Curiosidade do dia: A primeira máquina de calcular mecânica da era moderna foi criada por Blaise Pascal em 1642, quando tinha apenas 19 anos.
O incêndio nas instalações da OVH não foi num "edifício" mas sim num aglomerado de contentores empilhados.
ResponderEliminarImpossível compreender uma ocorrência daquelas num "data center"...