2021/03/15

Nvidia lança driver sem limitação de criptomoedas por engano

A Nvidia acaba por dar um tiro no pé, ao lançar um driver que remove a limitação de mineração de criptomoedas na RTX 3060.

Quando lançou a RTX 3060, a Nvidia tomou uma decisão bastante polémica, de limitar a utilização deste GPU para efeitos de mineração de criptomoedas / Ethereum. Uma medida que dizia ser necessária para evitar que as placas fossem apanhadas por quem se dedica às criptomoedas, e assim conseguissem chegar aos jogadores; mas que não foi bem recebida por quem acha que a decisão do uso a dar a uma placa / GPU deve ficar nas mãos de quem a compra e não ao critério de quem a vende.

Seja como for, quando se imaginava que a situação tivesse que ser resolvida com drivers modificados ou alterações no firmware da placa gráfica, eis que a própria Nvidia vem resolver a questão. Com grande surpresa, o driver 470.05 beta veio sem a limitação das criptomoedas, permitindo que os utilizadores com uma RTX 3060 a possam utilizar para gerar Ethereum se assim o desejarem.
Um lapso da Nvidia que vem demonstrar que afinal era mesmo só uma questão de drivers, depois da Nvida ter tentado "assustar" os modders dizendo que o sistema limitação era uma complexa combinação entre driver e firmware, para garantir que o GPU não poderia ser facilmente utilizado para criptomoedas com a sua capacidade total. Agora, foi a própria Nvidia a demonstrar que afinal basta mesmo o driver, sem necessidade de recorrer a firmwares modificados. Obrigado Nvidia, para a próxima será mais simples pouparem todo o trabalho, e deixarem que sejam os clientes a decidirem como querem usar as placas que compraram.

3 comentários: