2021/03/27

PiNAS - um NAS com Raspberry Pi e Open Media Vault

Ideal para reutilizar um Raspberry Pi mais antigo e discos velhos que tenham encostados, este PiNAS mostra como se pode criar um NAS económico.

Nos tempos que correm acaba por ser uma inevitabilidade acabar por se precisar de um NAS em casa, quer seja para facilitar a gestão centralizada de conteúdos (como os trabalhos de casa digitais dos mais pequenos, as colecções de músicas ou filmes) ou para efeitos de segurança (backups de fotos outros conteúdos digitais "valiosos"). Embora seja possível comprar um NAS comercial com preços a começar nos 100 euros, há também a educativa possibilidade de se criar o seu próprio NAS usando um computador velho ou, neste caso, os sempre versáteis Raspberry Pi.

Este projecto PiNAS mostra como se pode construir um NAS usando um Raspberry Pi 2 ou Raspberry Pi 3 (ideal para reciclar algum mais antigo que entretanto tenham substituído por um RPI 4), e dois discos, assim como o processo de instalação e configuração do Open Media Vault.
Na prática é um projecto extremamente simples em termos técnicos, sendo que as principais dificuldades do projecto acabam por ser as questões mecânicas de fazer com que o Pi, adaptadores USB e discos, caibam dentro de uma caixa relativamente compacta. Quem não se importar de ter uma versão mais desarrumada pode replicar o projecto simplesmente ligando as peças e, pelo menos, verificar como tudo funciona, antes de entrar nessa parte de enfiar tudo dentro de uma caixa feita por medida.

4 comentários:

  1. Tendo em conta que a Google vai começar a cobrar pelo backup de fotos lá para Julho, e com as notícias de que a partir dessa data até ao limite de 15gb as fotos vão ser guardadas com uma qualidade muito inferior, fraca aliás, ando há procura de um sistema tipo NAS que permita replicar o Google fotos para telemóveis, seja por WiFi, seja por WiFi via internet. Ainda não encontrei nada assim.

    ResponderEliminar