2021/03/06

Tesla encerra fóruns - dá protagonismo aos grupos locais

A Tesla surpreendeu os fãs e clientes, pela negativa, com o anúncio de que irá encerrar os seu fóruns a 15 de Março.

A 15 de Março os fóruns da Tesla, onde muitos milhares de clientes podiam apresentar problemas e esclarecer dúvidas, deixará de aceitar novas questões e comentários. Em seu lugar, a Tesla propõe a utilização de uma nova plataforma a que chama Tesla Engagement Platform, que na prática se limita a ser um blog corporativo onde a Tesla publicará notícias, e onde as pessoas poderão comentar, mas não criar novos tópicos ou questões, como acontecia nos fóruns.

É desde logo óbvio que o objectivo não é criar uma alternativa aos fóruns, e o motivo que terá levado a Tesla a isto é a de não se querer preocupar com a questão da moderação, já que os seus fóruns eram constantemente acossados por trolls. Custa a crer que uma empresa que tem um valor de mercado de mais de 500 mil milhões de dólares não pudesse investir alguns recursos na moderação dos seus fóruns, disponibilizando um local para as dúvidas legítimas dos seus clientes - ou que implementasse um sistema de auto-moderação com voluntários (pois garantidamente iriam haver pessoas que o fariam sem qualquer contrapartida monetária) - mas parece que a Tesla não está com vontade de seguir por esse caminho.

É uma opção que também acaba por dar maior protagonismo aos grupos locais, como o Tesla Club Portugal - que até está em processo de se tornar uma associação sem fins lucrativos - e que tem cumprido com essa função de esclarecer a apoiar todos os que têm um Tesla ou simplesmente curiosidade sobre os carros da marca.

1 comentário: