2021/03/06

Perseverance dá os primeiros passos em Marte

Depois de ter pousado em segurança, o rover Persevrance já percorreu os primeiros metros em Marte, enquanto vai testando os seus múltiplos sistemas.

A exploração espacial raras vezes decorre com a velocidade desejada, mas é esse uma das consequências de se ter que avançar com cautela quando se trata de lidar com um rover que está num planeta a mais de 200 milhões de quilómetros, e onde não há nada nem ninguém que possa ir dar uma ajuda se algo correr mal. O Perseverance tem passado as últimas semanas a fazer testes progressivos aos seus sistemas, incluindo o seu braço robótico, mas que agora também já fez com que o rover rodasse no planeta vermelho pela primeira vez.

Foi um percurso extremamente pequeno, mas que servirá para recolher informações sobre se tudo está como é suposto, depois de todos os meses passados no espaço inter-planetário, e pelo violento processo de reentrada. Até ao momento, tudo parece estar a correr como previsto, e nas próximas semanas seguramente irá ser dado cada vez mais uso à sua capacidade de navegação autónoma, que permitirá percorrer distâncias superiores de forma muito mais rápida do que com os rover anteriores.

E claro, com ainda maior curiosidade esperamos para ver que tal corre o voo do Ingenuity, que será a primeira tentativa de fazer voar uma aeronave fora do nosso planeta.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)