A exploração espacial raras vezes decorre com a velocidade desejada, mas é esse uma das consequências de se ter que avançar com cautela quando se trata de lidar com um rover que está num planeta a mais de 200 milhões de quilómetros, e onde não há nada nem ninguém que possa ir dar uma ajuda se algo correr mal. O Perseverance tem passado as últimas semanas a fazer testes progressivos aos seus sistemas, incluindo o seu braço robótico, mas que agora também já fez com que o rover rodasse no planeta vermelho pela primeira vez.
Foi um percurso extremamente pequeno, mas que servirá para recolher informações sobre se tudo está como é suposto, depois de todos os meses passados no espaço inter-planetário, e pelo violento processo de reentrada. Até ao momento, tudo parece estar a correr como previsto, e nas próximas semanas seguramente irá ser dado cada vez mais uso à sua capacidade de navegação autónoma, que permitirá percorrer distâncias superiores de forma muito mais rápida do que com os rover anteriores.News from Mars: @NASAPersevere's team has tested its robotic arm, checked science instruments, & taken the rover on its first drive. Mission scientists have named its touchdown site "Octavia E. Butler Landing," in honor of the late science fiction author: https://t.co/jcyr3ZZDGz pic.twitter.com/5xsQnxdjE3
— NASA (@NASA) March 5, 2021
E claro, com ainda maior curiosidade esperamos para ver que tal corre o voo do Ingenuity, que será a primeira tentativa de fazer voar uma aeronave fora do nosso planeta.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)