2021/03/26

Xiaomi Mi Mix vai estrear lente líquida

A Xiaomi parece ter recorrido a uma excelente opção para o seu novo Mi Mix, usando uma lente líquida que lhe poderá dar a capacidade de ter zoom e autofocus de alta-velocidade.

Embora possa parecer ficção científica, as lentes líquidas não são propriamente novidade, sendo já utilizadas em aplicações industriais há mais de uma década. Como o seu nome indica, em vez de recorrerem a uma lente de vidro recorrem a um fluido e membrana que pode ser manipulada electricamente, deformando a forma do líquido e fazendo com que mude as suas propriedades ópticas.
A sua grande vantagem é que essa manipulação pode ser feita em milisegundos, resultando numa capacidade de focagem muito mais rápida que as objectivas mecânicas tradicionais. E apesar de não serem perfeitas e continuarem sujeitas a aberrações cromáticas e outras distorções, isso é algo que - como noutras objectivas - pode ser compensado integrando-a num elemento com outras lentes; como a própria imagem fornecida pela Xiaomi revela.

Embora a maioria das lentes líquidas se limite a permite a focagem rápida, nos últimos anos começaram também a surgir objectivas líquidas com capacidades de zoom 5x também com a capacidade desse zoom ser ajustado sem partes móveis convencioanais e em milisegundos, o que seria uma grande vantagem para os smartphones, evitando o recurso às volumosas objectivas periscópicas, ou necessidade de ter múltiplas câmaras com diferentes objectivas.

A Xiaomi vai revelar este novo Mi Mix já no próximo dia 29, pelo que em breve ficaremos a conhecer se esta estreia se ficará por uma lente líquida para o autofocus, ou se optará já por usar uma com capacidade de zoom variável, que há muito se espera nos smartphones.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)