2021/04/08

Análise ao rato Corsair Sabre RGB Pro

A Corsair acaba de lançar o seu novo rato Sabre Pro e Sabre RGB Pro, com promessa de latência ultra reduzida para a máxima vantagem nos jogos.

Recentemente tivemos oportunidade de testar o Katar Pro XT, e por isso estávamos intrigados com o que este novo Sabre Pro / Sabre RGB Pro iria trazer - com a diferença entre eles a ser iluminação LED RGB personalizável via iCue.


Corsair Sabre RGB Pro

O Corsair Sabre RGB Pro é um rato criado para os jogos de acção (FPS / MOBA / etc.) e que por isso se apresenta com um formato bastante simples e apenas com os botões que se podem considerar standard nos ratos normais, com os botões esquerdo / direito, a roda de scroll com clique, e dois botões laterais do lado esquerdo, posicionados de forma a serem facilmente acessíveis mas não ao ponto de serem clicados acidentalmente. Temos ainda um botão adicional que permite mudar entre diferentes sensibilidades (DPI), para ajuste rápido sem necessidade de ir às definições do sistema (400 / 800 / 1200 / 1600 / 32000 DPI).
Vem equipado com um sensor PixArt PMW3392 de 18000 DPI, e tem um peso bastante reduzido, de 74g. Conta ainda com um cabo ultra-flexível "paracord" que facilita a sua utilização sem perturbações.


Para a máxima vantagem e redução de latência, este rato vem com um processador ultra rápido e possibilidade de enviar informações do rato para o PC a 8000 Hz (8 mil vezes por segundo) em vez dos habituais 1000 HZ.


Em funcionamento

No caso do Corsair Sabre RGB Pro, contamos com duas zonas de iluminação RGB que podem ser configuradas via iCue. No entanto, que preferir usar o rato sem software extra continuará a ter acesso à maioria das suas funcionalidades, já que temos o botão físico para mudar a sensibilidade, e que pode ser personalizada em passos mais finos de 50 DPI usando o botão de mudança de DPI e os botões laterais de forward / back. É um pormenor interessante que permite afinar o rato ao estilo de cada um. No entanto, para se ter ajustes ainda mais precisos, de 1 DPI, assim como configurar a iluminação RGB, ou para activar o modo de 8000 Hz, será necessário recorrer ao iCue da Corsair.

Para este rato a Corsair usou todo o seu conhecimento para garantir a actuação mais instantânea possível, começando com botões pré-tensionados "Quickstrike" que reagem ao mínimo clique sem hesitações, e processamento ultra-rápido que o faz chegar ao PC o mais depressa possível, com a tecnologia "Axon hyper-polling" de 8000 Hz.

O resultado é uma redução da latência de cerca de 4 ms para apenas 0.115 ms. Algo que poderá não ser perceptível para a maioria das pessoas, mas que foi comprovado e certificado pela Nvidia no seu programa de baixa latência Reflex, ficando na primeira posição (menor latência) de todos os ratos já testados até à data.
[temos um indicador LED que mostra o nível de DPIs seleccionado]

No entanto, ter em atenção que para se tirar partido do hyper-polling a 8000Hz será também conveniente ter um PC capaz de lidar com o fluxo adicional de dados. A Corsair recomenda pelo menos um Intel Core i7 de 9ª geração ou AMD Ryzen 7 de 2ª geração para os 8000Hz, ou um Core i5 de 9ª geração ou AMD Ryzen 5 de 2ª geração para 4000Hz.

De resto, não esquecer da importância de todo o resto do sistema. Pouco efeito prático terá estar a reduzir a latência do rato de 4ms para 0.1ms, se depois estivermos a jogar um jogo a 60 fps, em que cada frame só é actualizada a cada 16 ms. Quando se passa para um jogo e monitor de 144Hz, esse valor reduz-se para os 6.9 ms por frame; ou para os 4.1 ms no caso de 240Hz.


Apreciação final

O Corsair Sabre RGB Pro é um rato bastante prático de usar, mas apesar de poder ser utilizado como qualquer rato convencional, tem uma vocação bastante específica: a de dar a máxima vantagem a todos os jogadores que queiram eliminar todos os milisegundos supérfluos que separam o seu pensamento da acção realizada no ecrã. Este é um nicho de mercado onde estas pessoas já terão um PC poderoso e devidamente artilhado, complementado por monitores com refresh rate elevado, e é aí que este Sabre Pro e Sabre RGB Pro irão mostrar as suas vantagens.

Significa isto que, para a maioria das pessoas, com PCs medianos ou monitores tradicionais, as vantagens deste Sabre RGB Pro não serão usufruidas na totalidade - mas sem que isso deixe de fazer com que seja um rato de alta-qualidade que deixará os utilizadores satisfeitos. Pode ser comprado por 59.99 euros ou 54.99 na versão sem LEDs.

Tendo tudo isto em conta, e sem esquecer o nicho de mercado de alto-desempenho a que se destina, o Corsair Sabre RGB Pro sai daqui com a melhor classificação possível, o nosso "escaldante".

Corsair Sabre RGB Pro
Escaldante
Prós
  • Cabo do rato flexível
  • Design confortável
  • Tecnologia 8000Hz

Contras
  • Não adequado para mão esquerda
  • 8000Hz apenas recomendado para PCs mais potentes

Corsair Sabre RGB Pro

Escaldante (5/5)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)