2021/02/25

Análise ao rato ultra-leve Katar Pro XT e tapete MM700 RGB da Corsair

Depois de por cá já terem passado os Corsair Katar Pro wireless e o muito artilhado e colorido Dark Core RGB Pro, desta vez temos o Katar Pro XT ultra-leve e um tapete RGB a acompanhar.

Corsair Katar Pro XT

Analisar ratos é uma tarefa que se revela um pouco complicado devido ao facto de, para a maioria das pessoas, ser algo que resumidamente se limita a "funcionar" ou não-funcionar. No entanto, este Katar Pro XT apresenta-se com alguns argumentos para se tentar diferenciar. Este é um dos ratos mais leves já criados pela Corsair, com apenas 73g, o que o torna mais ágil para jogos de acção - e complementado por um sensor de 18000 DPI e botões Omrom que, neste caso, estreiam o novo sistema Quickstrike da Corsair. Um sistema com nome bastante criativo e que elimina quaisquer folgas entre os contactos mecânicos do botão (componente) e o botão (do rato), para que a actuação dos cliques seja imediata e sem qualquer atraso.

Será de louvar o esforço da Corsair em olhar para esses detalhes, mas a verdade é que diferença é imperceptível face aos cliques nos botões dos demais ratos da marca - mas não que isso seja um ponto negativo, já que os cliques são sólidos e robustos. Apesar de se um rato para jogos, temos apenas seis botões disponíveis (o que para mim é uma vantagem, pois não gosto dos ratos recheados de botões por todo o lado): os botões esquerdo e direito, o botão na roda de scrol, outro botão central atrás da roda de scroll (e que, de origem permite alternar entre três modos de DPI sem que seja necessário usar menus de configuração), e dois botões laterais na parte esquerda, mas que não são intrusivos para o uso normal, todos eles podem ser usados com macros usando-se o software Corsair iCUE. Quanto ao design, é simétrico, facilitando o uso pela mão direita ou esquerda, apesar de neste último caso os referidos botões laterais se tornarem menos práticos de utilizar.

Outro ponto que me agradou foi o cabo que, ao contrário do que é habitual, é extremamente flexível mas sem que aparente fragilidade. A comparação que poderia fazer para dar a ideia da sua flexibilidade é dizer que parece que temos o rato ligado ao computador através de um fio de lã. O que me leva ao passo seguinte, e que resulta numa combinação perfeita com este rato.

Tapete Corsair MM700 RGB

Complementando o Katar Pro XT, que vem apenas com um único LED RGB na roda de scroll - em contraste com o colorido Dark Core RGB Pro - a Corsair lançou também o seu tapete de rato MM700 RGB com três zonas de iluminação distintas.
Este tapete na sua versão extended oferece uma vasta área de trabalho de 930 x 400 mm, mais que suficiente para se ter um teclado e portátil e espaço com fartura para o rato, com uma superfície que não só é agradável ao tacto como também se revela perfeita para o deslizar do rato.
O tapete conta com uma pequena caixa de controlo no canto superior direito, que tem um botão que permite alternar entre diferentes efeitos luminosos, que vão de efeitos cíclicos à possibilidade de se escolher uma única cor em todo o rebordo, que também podem ser personalizados via iCUE para sincronização perfeita com os demais acessórios RGB da marca que se possam ter (ratos, ventoinhas, fitas LED, etc.) E, para simplificar a confusão de cabos, esta pequena caixa conta também com um hub USB com duas portas USB adicionais, para além da USB-C que usa para se ligar ao PC, permitindo ligar o rato, teclado, mesa digitalizadora ou outros acessórios que se queira manter nesta área.
Apesar da extensa área do tapete, a iluminação no rebordo é mantida de forma bastante uniforme e com intensidade suficiente para que seja bem visível, mas não ao ponto de ser excessiva ou incomodativa.


Apreciação final


Embora não haja falta de ofertas neste segmento, o Katar Pro XT revela-se uma excelente opção, sem floreados desnecessários e que cumpre com aquilo a que se propõe oferecendo uma excelente sensação de robustez e qualidade, e com destaque especial para o seu cabo nada intrusivo que gostaríamos que passasse a ser usado em todos os ratos cablados. Quanto ao tapete, revela-se bastante interessante para quem tiver espaço para ele, mas - não tendo ainda neste momento indicação do seu preço final - irá ficar dependente de quanto custa. Outros tapetes da Corsair têm preços que se podem considerar excessivos face a propostas concorrentes, será preciso aguardar um pouco mais para ver se a Corsair irá manter essa tendência, ou se aproveitará este MM700 RGB Extended para se aproximar de valores mais concorrenciais.

O Corsair Katar Pro XT pode ser encontrado a 39 euros na Amazon Espanha (curiosamente, a versão wireless está disponível ao mesmo preço). Para o MM700 RGB estamos a aguardar que seja revelado o preço oficial.

Corsair Katar Pro XT e MM700 RGB
Escaldante
Prós
  • Cabo do rato flexível
  • Design confortável
  • Sem botões excessivos

Contras
  • Podia ter mais alguns LEDs

Corsair Katar Pro XT

Escaldante (5/5)

4 comentários:

  1. Alguém recomenda um tapete com um ar de "office" (não destas extravagancias coloridas) que dê para transportar junto com o portátil na mochila, ou seja com tamanho aproximado de um portátil de 14"?
    Alterno entre escritório (agora nem tanto), mesas em casa ou outros locais e seria interessante ter uma superfície que dê uma resposta constante para os movimentos do rato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tamanho máximo*
      Não precisa obviamente de ter o tamanho do portátil, mas a portabilidade e importante. Ou seja, sem almofadas, formas ou acessórios extra que dificultem o transporte dentro de uma mochila.

      Eliminar
  2. Eu uso este da Xiaomi, mas confesso que uma chapa em alumínio gelada não é para todos os gostos. Uso o 300x240mm.
    https://www.aliexpress.com/item/1005001292666503.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa sugestão, thanks, mas como dizes metal gelado não é agradável, principalmente agora no inverno. Estou a usar uma mesa lacada e fico com o mão gelada rapidamente, porque tenho sempre o pulso a tocar numa superfície gelada.

      Eliminar