2021/02/25

Notícias do dia

Testa o áudio HiFi do Spotify; o que são os ecrãs Mini-LED; Google Assistant mais útil sem desbloquear o smartphone; análise ao rato ultra-leve Katar Pro XT e tapete MM700 RGB da Corsair; Android ganha verificação de passwords do Chrome; Botnet usa blockchain Bitcoin para comunicar.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novo passatempo de gadget da semana, que desta vez te pode valer um cartão microSD SanDisk de 200GB.

Google TV com modo básico "burro" para Smart TVs

Antecipando-se a potenciais acusações de que o seu domínio se expande também aos televisores, a Google passa a disponibilizar um novo modo básico para o Google TV (Android TV), que elimina todas as funções smart, deixando apenas as funcionalidades básicas de um televisor - para quem quiser evitar por completo todas as potenciais questões de tracking.

Neste modo básico os utilizadores dizem adeus a coisas com as apps, Google Assistant, e até o suporte para casting, ficando apenas com acesso às emissões tradicionais de TV e à selecção das portas HDMI para ver conteúdos de dispositivos externos - apenas e só. É uma diferença radical, mas que pode ser alterada a qualquer momento, passando-se a ter acesso a todas as funcionalidades.


Metallica com música trocada na BlizzCon para evitar chatices com direitos de autor


Mostrando o infeliz panorama que se vive no mundo do streaming e da aplicação dos direitos abusos de autor, assistiu-se a uma situação caricata, com a participação ao vivo dos Metallica na BlizzCon a ter tido a sua icónica música "For Whom The Bell Tolls" substituída por uma música genérica na transmissão em directo no YouTube e Twitch. Isto porque até a Blizzard quis evitar as chatices que iria enfrentar por conta dos sistemas automáticos que iriam detectar a música e aplicar todo o tipo de alertas e penalizações, que em certos casos podem levar à suspensão ou cancelamento dos canais.



Google paga dois developers a tempo inteiro na Linux Foundation

O facto de um projecto ser open-source e usado por milhares de empresas e em milhares de milhões de dispositivos não significa que quem se dedica a ele não tenha que pagar contas. A Google fez questão de referir que está a manter dois developers Linux a tempo inteiro na Linux Foundation para corrigirem erros e vulnerabilidades, e apela a outras empresas que façam o mesmo.

Praticamente todos os gigantes tecnológicos recorrem ao Linux em maior ou menor grau, e um pequeno contributo como este, de ter um par de developers dedicados a essa tarefa em exclusivo, seria um insignificante preço a pagar como forma de mostrarem o seu apreço pelo projecto.


Aspiradores Roomba ficaram "malucos" após update

Se é chato quando actualizações do sistema causam erros ou comportamentos estranhos nos computadores, mais incomodativo é quando afectam dispositivos físicos no mundo real - como agora aconteceu com os Roomba.

Vários utilizadores com Roombas i7 e s9 têm reportado que os seus aspiradores robots ficaram "malucos" após a actualização para o firmware 3.12.8, passando a ter comportamento errático, e por vezes nem sequer conseguindo regressar à base de carregamento - como mostra o seguinte vídeo, em que um deles passou 15 minutos a tentar regressar à base, tendo acabado por ficar sem bateria no processo. A iRobot diz já estar a par do assunto, mas avisa que poderá demorar algumas semanas até que a situação fique corrigida - e aparentemente sem sequer conseguir fazer reverter para a versão anterior de forma expedita.

Time lapse video of i7+ attempting to return to clean base after 3.12.8 update. After over 15 minutes of this, the roomba stopped due to low battery, failing to dock. from r/roomba


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Curiosidade do dia: O computador HAL do filme 2001: Odisseia no Espaço oficialmente representa "Heuristically programmed ALgorithmic computer", mas o seu nome coincide com o da empresa IBM, substituindo-se cada uma dessas letras pela letra precedente no alfabeto.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)