2021/04/07

Análise ao teclado Trust GXT 865 Asta

A Trust tem feito forte investimento nos produtos gaming, e hoje vamos ver que tal se comporta o seu teclado Trust GXT 865 Asta.

Teclado Trust GXT 865 Asta

O Trust GXT 865 Asta é um teclado mecânico com iluminação RGB, que está disponível com layout de teclas PT (como convém), e conta com modos de bloqueio da tecla "Windows" para evitar que um deslize durante um jogo possa resultar numa distracção que faça diferença entre vencer ou perder. Como seria de esperar de um teclado gaming, conta também com tecnologia anti-ghosting para garantir que todas as teclas continuam a ser registadas independentemente das teclas que já estiverem a ser pressionadas, e ainda com acesso a funções de acesso rápido via FN + teclas F1-F10, que dão acesso a coisas como controlo multimedia ou atalhos para a calculadora (que acaba por ser sempre prático - e eu que o diga, que recentemente troquei um teclado que tinha estes atalhos para outro sem eles, e bem que senti a falta disso até ter criado outros atalhos manualmente).

As teclas em si são do estilo "com clique" mas não demasiado barulhentas, e com força de actuação reduzida. Não são o estilo de teclas que prefiro pessoalmente (prefiro as teclas lineares sem "cliques"), mas o facto de terem um clique bastante sensível faz com que a diferença não seja demasiada, e até acabam por facilitar no processo de escrita. Será algo a que todas as pessoas se habituarão ao fim de um par de dias, a não ser que façam questão de usar mesmo algum tipo de teclas mecânicas específicas - e nesse caso, isso já ditará se este Trust GXT 865 Asta é opção ou não.

Na parte traseira, temos a possibilidade de direccionar o cabo do teclado de modo a que saia pela parte esquerda / central / direita, e também inclui um "arrancador" de teclas, que será indicado para quem estiver a pensar trocar as teclas por outras personalizadas (por exemplo, teclas coloridas).


Em utilização

Comecemos por esclarecer um aspecto que pode não ser imediato a quem vir as fotos do teclado. Apesar de ser um teclado com iluminação RGB, trata-se de um teclado com as cores das teclas fixas. Ou seja, não é possível alterar a cor da iluminação das teclas de forma individual nem sequer em grupos. Cada linha do teclado tem a sua própria cor, e é assim. O que podemos fazer é alterar o tipo de efeitos que são aplicados, assim como a intensidade da iluminação e a velocidade das animações.

Temos o tipo de efeitos que são habituais neste tipo de teclados, como o efeito "onda", ou o efeito "ripple", em que se cria um círculo que ilumina as teclas a partir da tecla carregada. Todos os efeitos podem ser escolhidos e personalizados mediante combinações de teclas, sem necessidade de software adicional - algo que eu vejo como sendo um bónus, evitando a necessidade de instalar software extra. Existem ainda vários modos de iluminação personalizada, que permitem iluminar uma selecção de teclas à escolha do utilizador - que poderá ser útil para marcar as teclas de diferentes jogos ou programas.


Apreciação final

Em tempos, os teclados mecânicos com iluminação eram algo que implicava gastar mais de uma centena de euros. Actualmente teclados como este Trust demostram que já não é preciso chegar a esses patamares para se entrar neste segmento. Embora com as limitações das teclas com iluminação fixa - que acabam por não ser demasiado penalizadoras para quem quiser um teclado colorido (mas podendo sê-lo para quem preferir a opção de poder escolher uma única cor para todo o teclado) - este Trust GXT 865 Asta acaba por oferecer um bom compromisso entre o que oferece e o que custa.

O Trust GXT 865 Asta pode ser encontrado no mercado nacional com preço a começar nos 45 euros.

Trust GXT 865 Asta
Quente

Prós
  • Preço
  • Atalhos multimedia
  • Modos personalizados de iluminação

Contras
  • Iluminação fixa por linha
  • Podia incluir uma base para os pulso

Trust GXT 865 Asta

Quente (4/5)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)