2021/04/07

Notícias do dia

Have I Been Pwned já deixa pesquisar telefones no leak do Facebook; Signal avança com transferências de criptomoeda MOB; helicóptero Ingenuity resistiu à noite marciana; Gmail com icons animados ao deslizar; Apple prepara Apple TV com 120Hz; e Yahoo Answers encerra a 4 de Maio e leva todas as perguntas e respostas com ele.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo que esta semana te pode valer um smartwatch Zeblaze GTR.

Telefones de políticos e Zuckerberg apanhados no leak de dados do FB

A revelação de dados de 533 milhões de pessoas continua a dar que falar (e agora já sendo possível pesquisar pelos números de telefone), sendo que por lá já foram apanhados os números de telefone de diversos políticos e personalidades, incluindo o do próprio Mark Zckerberg - com o bónus extra de que isso permitiu verificar que o Zuckerberg utiliza a app Signal para enviar mensagens - aparentemente demonstrando que nem ele confia no Messenger ou WhatsApp para comunicar em segurança.

Entretanto, o FB tem estado em modo de contenção de danos, esforçando-se por tentar explicar que estes dados não foram conseguidos através de hacking do seu sistema, mas sim tirando partido de uma falha do sistema de verificação de amigos; que para todos os efeitos permitiu que um atacante criasse uma lista de contactos com todos os números de telefone do mundo, e depois perguntasse ao Facebook se algum dos seus "amigos" estava por lá.



Ikea prepara coluna Sonos em formato quadro

A Ikea está a preparar uma actualização das suas colunas Symfonisk, que incluirão uma versão actualizada da coluna integrada no candeeiro de mesa, e também uma nova variante integrada num quadro para pendurar na parede, actuando em complemento da sua coluna que pode ser utilizada como prateleira.

Poderá ter sido uma alteração resultante do facto de uma coluna prateleira nem sempre funcionar como é suposto, com as vibrações a poderem "chocalhar" o que lá se pousar, provocando ruído indesejado - ou, no pior caso, fazer com que se movam até caírem - ou então para dar nova alternativa a quem procurar uma coluna que possa ficar completamente "invisível" numa sala. Desde que mantenham um preço competitivo, seguramente não irão faltar interessados; mesmo tendo em conta o enorme risco que é apostar em colunas inteligentes que, inevitavelmente, se tornarão obsoletas e se arriscam a tornar em pisa-papéis.


Apple persegue novo logo de maçã

A Apple tem uma posição bastante radical em tudo ao que considera aproximar-se demasiado do seu logotipo, e é novamente o que acontece em relação a um logo com uma maçã de uma empresa de água engarrafada. A Apple diz que a maçã utilizada é idêntica à sua, e que até a folha é também coincidente. Neste momento, será complicado para qualquer pessoa utilizar uma forma estilizada de uma maçã para o que quer que seja, se não se quiser arriscar a levar com um processo ou queixa por parte da Apple.

... Aliás, o mesmo não se limite apenas às maçãs, pois já vimos que a Apple tem problemas até com logotipos de peras!


Max Schrems avança com queixa contra tracking do Android na Europa

A Google enfrenta nova dor de cabeça Europeia, com nova queixa de Max Schrems que acusa a Google de violar a lei na UE ao fazer o tracking dos utilizadores no Android através do AAID (Android Advertising Identifier) sem pedir qualquer autorização para o fazer (de forma idêntica à que fez contra a Apple no final do ano passado). E, estrategicamente, a queixa foi feita em França, país que tem estado na linha da frente no combate contra as empresas tecnológicas norte-americanas.

Seguramente a Google irá levar este caso bem a sério, ou não tivesse sido este mesmo senhor a iniciar processos que já levaram a que fossem abolidos acordos de partilha de dados entre UE e EUA, impedindo que os dados de utilizadores Europeus fossem enviados para os EUA sem qualquer controlo sobre como seriam utilizados.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Um gigabyte é suficiente para guardar cerca de 678 mil páginas de texto (em média), o que será mais texto do que a maioria das pessoas irá ler em toda a sua vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)