2020/11/16

Notícias do dia

Apple promete opção para não enviar dados das app no macOS; carta de condução digital dispensará carta física (às vezes); actualização para macOS Big Sur está a encravar MacBooks de 2013-2014; chip M1 da Apple supera Intel até em modo emulado; iPhone 12 mini com problemas de detecção no touchscreen; Nintendo regressa às origens com Game & Watch: Super Mario Bros; Smart TV, lâmpadas e frigoríficos podem ficar sem comunicações em 2021; programação visual XOD para Arduino e microcontroladores; e ainda graves falhas de segurança nas Smart TVs TCL

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo que te pode valer sensores de temperatura e humidade Xiaomi.

Twitter ainda sem forma de lidar com utilizadores falecidos

Um ano após ter prometido um sistema para lidar com utilizadores falecidos, o Twitter continua sem qualquer forma oficial para lidar com estas situações, tornando-se ainda mais trágico que aconteça nesta época de Covid-19 que tem vitimado centenas de milhares de pessoas.

A promessa foi feita depois do Twitter ter revelado as intenções de eliminar as contas inactivas, esquecendo-se do facto de que isso poderia acontecer em resultado da morte do utilizador, e que poderia ser de interesse manter essa informação num sistema idêntico ao que o Facebook disponibiliza. No entanto, já passou um ano e até ao momento o Twitter ainda não deu qualquer novidade relativamente a esta situação. Esperemos que daqui por mais um ano o caso já seja diferente.


Galaxy S21 Ultra com câmara de 108MP e zoom 10X

Com a próxima geração Galaxy S21 a poder ter lançamento já no início de 2021, intensificam-se também os rumores sobre o que os novos topo de gama da Samsung irão trazer. E, tal como seria de esperar, as câmaras serão um dos pontos em que a Samsung não vai poupar esforços.

Segundo as informações mais recentes, o Galaxy S21 Ultra - a variante topo de gama da família - irá contar com uma câmara principal de 108MP com sensor de 2ª geração, acompanhada por uma câmara ultrawide de 12MP, uma com telefoto 3X de 10MP e outra com telefoto 10X óptico também de 10MP.


Consumo de internet tem estado a aumentar

Sem qualquer surpresa, um relatório que analisou a evolução no consumo de dados nas ligações de internet fixa nos EUA revela que o consumo de dados tem estado a aumentar, havendo cada vez mais pessoas atingem valores de 1TB e 2TB por mês.

A quantidade de pessoas que usam pelo menos 1TB por mês duplicou dos 4.2% em 2019 para 8.8% este ano; enquanto os utilizadores que já superam 2TB triplicou dos 0.36% para 1%. Ainda assim a média de utilização é de 384GB por mês, revelando também um aumento substancial face aos 275GB do ano anterior. E é fácil perceber que assim seja, devido aos serviços de streaming, e aos jogos que facilmente podem representar 50GB a 100GB de downloads.


Apple enfrenta novo processo de privacidade na Europa

O activista austríaco Max Schrems avançou com dois processos contra a Apple por invasão de privacidade, dizendo que os códigos IDFA (Identifier for Advertisers) permitem que a Apple e developers continuem a seguir os utilizadores sem que seja pedido qualquer tipo de permissão.

Os processos foram colocados nos reguladores na Alemanha e Espanha, e há alguns aspectos que me parecem que poderão ficar invalidados automaticamente assim que a Apple implementar aquilo que já estava planeado, de bloquear o acesso a este identificador a não ser que os utilizadores dêem consentimento expresso - algo que lançou o pânico entre o Facebook e anunciantes, e que levou a Apple a adiar a entrada em vigor dessa medida.


Curtas do dia


Resumo da madrugada





Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)