2021/04/27

Do Not Pay "baralha" imagens para serem irreconhecíveis via A.I.

O serviço Do Not Pay passa a contar com uma ferramenta que permite tornar fotos irreconhecíveis pelos sistemas de inteligência artificial, mas sem as alterar de forma visualmente significativa para os humanos.

O Do Not Pay é um serviço que permite fazer uma série de operações burocráticas de forma simplificada, como contestar multas de estacionamento, pedir indemnizações, cancelar serviços que estejam a dificultar esse processo, e muitas outras coisas. E agora passa a contar também com uma opção "Photo Ninja" para baralhar as imagens e torná-las irreconhecíveis para sistemas de inteligência artificial.

Os sistemas de AI e machine learning podem fazer coisas espantosas a nível de reconhecimento de imagem, mas estão muito longe de replicar a forma como nós vemos as coisas, por vezes bastante diminutas alterações, imperceptíveis para nós, que os podem baralhar completamente e fazer pensar que um rosto passe a ser qualquer outra coisa. Neste caso, o efeito prático é que se pode pegar numa foto e, depois de passar por este tratamento, ficarmos com uma foto que para uma pessoa continua a ser reconhecível, mas que para um sistema de inteligência artificial resulta em algo completamente desconhecido.
Um dos usos possíveis é o de aplicar este processo antes de enviar fotos para o registo de novos serviços, de modo a que não consigam fazer a pesquisa da foto para fazer a associação com outros serviços que já possam estar a usar; ou que uma foto possa facilmente identificar uma pessoa através de serviços como a pesquisa de imagens no Google, ou o reconhecimento feito por outros serviços quem têm acumulado todas as fotos de rostos que conseguem apanhar na internet, como o da Clearview AI.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]