2021/04/27

Xiaomi deverá estrear sensor de 200MP da Samsung

A Xiaomi deverá ser a primeira a lançar um smartphone com o novo sensor ISOCELL de 200MP da Samsung.

A Xiaomi foi a primeira empresa a utilizar o sensor de 108MP da Samsung e, segundo alguns leaks, parece voltar a querer fazer o mesmo com a barreira dos 200MP. É sabido que a Samsung está a trabalhar num sensor de 200MP para smartphones há algum tempo, e as últimas indicações dizem que a Xiaomi poderá estar na linha da frente para o utilizar, tal como aconteceu com o sensor anterior.

Curiosamente, enquanto alguns fabricantes têm optado por utilizar sensores com o maior tamanho possível, no caso deste mega-sensor a dimensão deverá ser idêntica à do sensor de 108MP (1/1.33"), mas com pixeis mais pequenos de 0.64 µm - algo que depois deverá ser compensado em termos práticos pela combinação de blocos de pixeis. A combinação de grupos de 4 pixeis permitiria ainda assim ficar com imagens de 50MP, e um tamanho de pixeis equivalente a 1.28 µm; ou poderia-se até agrupar grupos de 16 pixeis para uma resolução de 12.5MP e pixeis de tamanho equivalente a 2.56 µm.

Em termos práticos, uma das vantagens de ter tal resolução seria permitir fazer zoom digital sem perda de qualidade, podendo dispensar a utilização das câmaras adicionais com objectivas de 2x ou 3x; se bem que, por outro lado, poderíamos perguntar: para quê perder tempo com os 200MP, se a Samsung já está a trabalhar em sensores de 600MP!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)