2021/04/27

Notícias do dia

Apple lança iOS 14.5 com maior privacidade e comodidade para quem usa máscara; Tesla contraria relatos de acidente e diz que havia alguém no lugar do condutor; Clips da Apple ganha efeitos em realidade aumentada; Xiaomi deverá estrear sensor de 200MP da Samsung; Do Not Pay "baralha" imagens para serem irreconhecíveis via A.I.; militares querem antena Starlink mais compacta e portátil.

Antes de passarmos às notícias do dia, já temos livro FCA seleccionado para este mês: Práticas de Python - Algoritmia e Programação; e também já arrancou o novo passatempo gadget da semana que te pode valer um smartwatch Zeblaze Crystal 3. Participa e partilha.

UE avança com processo contra a Apple esta semana

As múltiplas queixas de várias empresas e grupos contra a Apple a propósito de abuso de posição dominante na forma como gere a App Store e o acesso ao iOS estão prestes a dar os seus frutos. A UE prepara-se para revelar esta semana um processo contra a Apple, em que revelará os pontos que considera ser necessário alterar, e que, no limite, poderão obrigar a que a Apple permita a instalação de apps de forma directa nos iPhones e iPads - ao estilo do que é possível no Android, e também no seu próprio macOS, com este último a ser a resposta perfeita às desculpas da Apple que seria um "apocalipse" de segurança se isso fosse feito no iOS.

Mas, é também possível que as coisas não cheguem a esse ponto, e que a UE se limite a exigir um pouco mais de tolerância por parte da Apple, para permitir que as apps disponibilizem formas alternativas de pagamento que não impliquem comissões pagas à Apple, assim como acesso a funcionalidades que a Apple esteja a limitar às suas próprias apps, ou a exigência de permitir que se seleccionem apps alternativas como default do sistema (o que já é possível para o email e browser, embora no iOS o browser seja também uma questão contenciosa, já que a Apple exige que todos os browsers usem o motor WebKit do sistema usado pelo Safari, permitindo apenas mudar o interface e demais "extras").


Google remodela interface da leitura de páginas web no Google Assistant

A Google mexeu ligeiramente no interface do modo de leitura de páginas web do Google Assistant, tornando-o ligeiramente mais compacto e permitindo ver mais da página a ser lida. Uma alteração que no entanto faz desaparecer os práticos botões de saltar ou retroceder 10 segundos - embora mantenha o acesso rápido ao modo de ajustar a velocidade de leitura, até um máximo de 3x.

Sendo o foco deste modo de leitura o áudio som e não o aspecto visual, não deixa de ser uma opção estranha querer poupar um pouco de espaço no ecrã (coisa que a Google habitualmente se esforça por desperdiçar sem motivo), à custa da remoção de opções que efectivamente eram práticas no campo sonoro (retroceder 10s é bastante prático para quando não se percebeu alguma coisa, ou se foi interrompido por algum barulho ou ruído - assim como avançar 10s quando se quer passar por cima de coisas sem interesse).


TSMC avança com chips de 3nm em 2022

Parece que o reinado dos chips de 5nm não se irá manter por muito tempo. A TSMC anunciou que já tem preparado os novos processos de fabrico N4 e N3, para chips de 4nm e 3nm, para arranque da produção no próximo ano (2022), e que já está a trabalhar no desenvolvimento de um processo N2 para chips de 2nm!

O ano passado assistimos à estreia dos chips de 5nm com a chegada do Apple M1, sendo que com essa transição os chips melhoraram 15% na velocidade e 30% na eficiência energética face aos anteriores chips de 7nm. Para este ano a TSMC já tem disponível o processo N5P melhorado, que eleva esses valores para 20% e 40% respectivamente - e que deverá ser estreado com o novo chip M2 da Apple, cuja produção deverá ter início este mês. A este ritmo, parece que não irá demorar muito para chegarmos ao patamar que em tempos parecia impossível, de ter chips com processo de fabrico de 1nm.


Google Tasks facilita criação rápida de tarefas

A Google está a remodelar o processo de criação de tarefas no Google Tasks na web, dando acesso imediato à criação de tarefas numa só linha, a partir do painel lateral no Gmail ou no Google Calendar, sem que seja necessário abrir o painel adicional para introduzir informação adicional.

Infelizmente não é ainda a criação inteligente de tarefas ou eventos que temos em apps como o Fantastical, em que a introdução de um texto como "Almoço com amigos às 20h de domingo no restaurante XPTO" é convertido para um evento com o nome "Almoço com amigos", marcado para o dia indicado, no local indicado - e que seria também o método perfeito para criação de eventos a partir de um comando de voz.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Os cartões de memória CompactFlash (CF) foram lançados em 1994 pela SanDisk com meros 2MB de memória. Actualmente, a mais recente especificação CF 5.0 permite a criação de cartões CF com capacidades de até 128PB (petabytes).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)