2021/04/13

Google Photos com reconhecimento de texto no desktop

Depois das apps mobile, o Google Photos faz chegar o reconhecimento e cópia de texto via Google Lens à versão web nos desktops.

A Google está finalmente a uniformizar funcionalidades do Google Photos e Google Lens, e traz-nos uma das mais impressionantes e úteis capacidades do Google Lens para o Google Photos nos desktops: o reconhecimento de texto (OCR).

Sempre que tiverem uma foto ou imagem com texto, deverá surgir uma opção no topo com o símbolo do Google Lens a dizer "copy text from image". Clicando nela, veremos o processamento do Google Lens por instantes, seguido da apresentação do texto reconhecido numa coluna lateral e com indicação na imagem, e também permitindo que se seleccione com o rato apenas a secção desejada.
Como podem ver na imagem inicial, o reconhecimento de texto é bastante perspicaz, não se limitando apenas às secções que parecem "texto", mas também conseguindo identificar correctamente o texto que está em imagens de publicidade, em logotipos, e em diferentes estilos de letra.

Da próxima vez que tiverem uma página para passar do papel para texto escrito no computador, basta tirar uma foto.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)