Uma das experiências que segue a bordo do Perseverance é o MOXIE (Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment), que tinha como objectivo testar a produção de oxigénio a partir do CO2 existente na atmosfera marciana - e que foi demonstrado com sucesso, com o pequeno módulo a produzir cerca de 6g de oxigénio por hora, que seria suficiente para manter um astronauta vivo durante 10 minutos.
Another huge first: converting CO2 into oxygen on Mars. Working off the land with what’s already here, my MOXIE instrument has shown it can be done!
— NASA's Perseverance Mars Rover (@NASAPersevere) April 21, 2021
Future explorers will need to generate oxygen for rocket fuel and for breathing on the Red Planet. https://t.co/9sjZT9KeOR
Isto significa que futuras missões poderão transportar sistemas que geram oxigénio em Marte, dispensando a necessidade de transportar toneladas de oxigénio da Terra, quer para efeitos de sobrevivência dos astronautas, mas também para ser usado como combustível para sairem do planeta e regressarem à Terra. Por exemplo, podemos ter uma missão robótica que anteceda a ida de uma missão tripulada, que aterre em Marte e encha vários depósitos com oxigénio, para posterior utilização pelos astronautas quando lá chegarem.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)