2021/04/07

Raspberry Pi avisa Microsoft nas actualizações e há quem não goste

O popular Raspberry Pi está a enfrentar nova polémica, devido à inclusão de um repositório que agora permite à MS saber quantos utilizadores existem e quando fazem actualizações.

O Raspberry Pi tem sido um bastião na defesa e promoção do open-source, mas está agora a ser acusado de ceder aos poderes instituídos. O Raspberry Pi OS (anteriormente conhecido como Raspbian) passou a incluir o repositório do VSCode da Microsoft, um popular editor de código, e que tem como consequência que a MS tenha acesso a informação sobre todas as instalações e actualizações do sistema. Uma situação que não está a cair bem com os puristas do open-source.

O problema é que a MS continua a ser vista por muitos com enorme desconfiança, apesar de nos últimos anos ter feito inúmeras coisas que noutros tempos seriam consideradas "só quando o inferno congelar" - como o facto de até termos um subsistema Linux integrado no Windows(!) Além disso, tem também feito enormes contributos a nível de código open-source em inúmeros projectos, nos quais se inclui o excelente editor Visual Studio Code.

Os responsáveis pelo Raspberry Pi não vêem motivos para polémicas, dizendo que frequentemente adicionam ou removem outros repositórios e que isso é feito sem que haja reclamações, e que este caso é apenas mais um que nem deveria merecer atenção especial - visando facilitar a vida a todos os que desejem experimentar ou utilizar o VSCode. Só que o peso da tradição faz com que muitos apologistas do open-source continuem a catalogar a MS como sendo um "inimigo" cuja propósito final é destruir o open-source. Se terão razão ou não, só o tempo o dirá - mas por agora, a MS parece já demonstrado com acções que o seu compromisso em prole do open-source é real, e talvez não seja má ideia dar-lhes o benefício da dúvida.

2 comentários:

  1. É como tudo, ninguém os obriga a usar Pi OS, usem outro SO como eu faço. :)

    ResponderEliminar
  2. Atualmente, a MS é praticamente "dona" de (quase) todo o software Open Source, na medida em que é a proprietária do site onde (quase) todos os projetos de código aberto são alojados...

    Sem dúvida alguma que o inferno está totalmente congelado. 👿🥶👿

    ResponderEliminar