2021/04/06

SpaceX cria SXPT em Portugal para serviço Starlink

A SpaceX criou em Portugal a empresa Space Exploration Technologies Portugal (SXPT), para fornecer o serviço de internet via satélite Starlink, disponibilizando o serviço até final de Junho.

Já tinha sido noticiado que o serviço Starlink estaria disponível em Portugal, mas não se sabia em que moldes é que o serviço seria acedido, se directamente através da SpaceX ou através de intermediários. Agora, ficamos a saber que será através da SXPT, a empresa que a SpaceX constituiu no nosso país para disponibilizar esse serviço. Segundo a Anacom, a SXPT terá capacidade para fornecer o serviço de internet via satélite a 50 mil clientes em território nacional, que já contará com cobertura total pela constelação actual.

A Anacom fez também um apanhado dos serviços via satélite actualmente disponíveis em Portugal, com a esmagadora maioria a recorrer à rede Eutelsat.
Estes serviços fornecem acessos de até 100Mbps / 10 Mbps, que agora começarão a parecer reduzidos face às velocidades permitidas pela rede Starlink. A rede da SpaceX promete velocidades de 150Mbps / 30 Mbps e, mais importante ainda, uma latência bastante reduzida de 20-40ms.

O limite de 50 mil clientes em Portugal parece-me ser pouco ambicioso (e a própria SXPT estima que conseguirá atrair 16 mil clientes até ao final deste ano), mas há que ter em conta que o propósito do serviço não é competir com os actuais serviços de cabo e rede, mas sim de permitir fazer chegar uma internet de alta-velocidade aos locais que actualmente não têm ofertas viáveis dos operadores existentes.

3 comentários:

  1. Nestas situações em que o download vem por satélite, como é que funciona o upload?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que sei, upload também usa o disco satélite.

      Eliminar
    2. Também é via satélite. Noutros tempos é que se tinha satélite só para download, e upload via linha telefónica. :)

      Eliminar