2021/04/24

Tinta ultra-branca pode ajudar a poupar no ar condicionado

Investigadores criaram a tinta mais branca de sempre, que poderá ajudar a manter as temperaturas mais frescas no Verão, poupando no ar condicionado.

Tal como temos o Vantablack, considerada o material mais preto de sempre, capaz de absorver praticamente toda a luz que recaia sobre ele; agora temos o oposto, a tinta mais branca de sempre. Esta nova tinta é capaz de reflectir 98% da luz do sol e do calor, sendo bastante melhor que as tintas no mercado que apenas reflectem 80-90% da luz, e superando a anterior recordista - que era feita a partir de giz branco - e reflectia 95.5%.

O facto desta nova tinta reflectir os infra-vermelhos / calor permite manter superfícies com temperatura de até 4.5ºC abaixo da temperatura ambiente.
Os investigadores dizem que pintar um telhado de 93 m2 com esta tinta é equivalente a dar-lhe um potência de arrefecimento de 10kW, tendo mais efeito que a aplicação de um ar condicionado doméstico tradicional - e sem necessidade de gastar energia eléctrica para o manter.

Mais interessante seria apresentar valores concretos do efeito prático na climatização face a um telhado pintado com tinta branca tradicional (que há séculos que se sabe que ajuda a reduzir as temperaturas), para se poder avaliar se a diferença efectiva dos 80-90% para os 98% será assim tão drástica. Depois, só falta resolver a questão de que, se no Verão poderá dar jeito ter um telhado pintado de branco, no Inverno já poderia ser conveniente ter um pintado de preto, e acho que ninguém estará disposto a pintar o telhado duas vezes por ano.

2 comentários:

  1. No inverno basta usar isolamento como por exemplo cortiça, para não deixar sair o calor, são duas questões opostas, uma é refletir o calor pelo exterior, outra é mantê-lo no interior... pelo interior

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se no inverno quiseres aproveitar a ajuda térmica solar vinda do exterior. :)

      Eliminar