2021/04/24

Google vai dispensar "Hey Google" para comandos rápidos

A Google está a preparar uma opção que dispensará o uso do Hey Google para comandos de voz destinados a tarefas rápidas.

Quem costumar dar uso aos comandos de voz do Google Assistant já estará condicionado para dizer o "Hey Google" de activação, para dar o comando de seguida. No entanto, poderá deixar de ser necessário fazê-lo, pelo menos para algumas operações mais simples.

A Google está a testar uma funcionalidade com o nome de código "guacamole", que permite dispensar o Hey Google para efectuar alguns comandos de voz em resposta a certas acções, como desligar alarmes e temporizadores, e atender ou rejeitar chamadas.
Na verdade, a Google já tinha implementado esta capacidade no Nest Hub Smart Display de 2019, em que para parar o alarme se pode dizer "stop" sem necessidade do Hey Google.

O facto destes comandos se limitarem apenas a casos específicos de reacção a coisas como alarmes ou telefones a tocar, ajudará a evitar situações em que fossem comandos que pudessem ser mal-interpretados durante conversas casuais. Mas, de qualquer forma, por agora tudo indica que isto irá ficar desactivado de origem, e caberá aos utilizadores activarem esta funcionalidade, quando for lançada oficialmente para o público, se assim o desejarem.

2 comentários:

  1. Pena é terem dispensado os comandos para apps de música que não requerem subscrições como o Youtube music e o spotify. Uso uma app para reproduzir ficheiros mp3 no telemóvel e os comandos do google assistant funcionavam na perfeição, dava até para pedir músicas por título ou artista. Agora só funciona comandos básicos como play, pausa e próxima e tenho de ter a app já aberta. Num smartspeaker que tenho é a mesma coisa, não posso simplesmente pedir para tocar música, isso está reservado apenas para subscritores, tenho de especificar o nome da música guardada na minha biblioteca pessoal de mp3. São pequenos atritos que são desenhados e criados apenas para forçar as pessoas a subscrever serviços de streaming...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente lamentável.

      A Google casa vez mais a tornar-se numa empresa escroque.

      🤨

      Eliminar

[pub]