2021/05/21

Android 12 facilita a vida a app stores alternativas

O Android 12 vai permitir que lojas de apps alternativas possam actualizar as apps sem intervenção do utilizador.

Mesmo a propósito do caso Epic vs Apple que está a decorrer e que põe em causa a App Store ser fechada e controlada pela Apple, a Google está a fazer alterações ao Android que irão facilitar a utilização de app stores alternativas. O Android desde sempre permitiu a instalação de apps sem se passar pela loja Google Play oficial, incluindo a instalação de outras lojas. No entanto essas lojas, e apps instaladas através delas, sofriam de algumas desvantagens face às apps instaladas via Google Play, como nas actualizações.

Apps que tenham sido instaladas manualmente ou através de app stores alternativas apresentam um popup a perguntar se o utilizador deseja actualizar as apps, ao contrário das actualizações automáticas, sem qualquer pergunta, que podem ser feitas via Google Play Store.
Mas com o Android 12, a Google vai permitir que também outras app stores possam fazer a gestão completamente automática das actualizações, sem chatear os utilizadores.

Claro que há uma série de condições que estas lojas terão que seguir, e este processo de actualização só se aplica à própria app da loja e às apps que foram instaladas através dela. Uma app store alternativa não poderá interferir com apps que tenham sido instaladas via Google Play ou através de outras app stores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]