2021/05/20

Apple reforça acessibilidade nos iPhones e Apple Watch

Apple está a reforçar acessibilidade nos seus produtos, com uma série de novidades nos iPhones e iPads, e até permitindo que se utilize um Apple Watch sem lhe tocar.

Há muito que a Apple se tem esforçado por fazer com que o iPhone seja acessível a pessoas com limitações físicas, e agora traz-nos uma série de novidades que também se expandem ao Apple Watch, com um interessante sistema que permite a sua utilização sem que seja necessário tocar no ecrã.

Com o AssistiveTouch no Apple Watch, é possível interagir com o Apple Watch meramente através de gestos como apertar o punho, apertar dois dedos, ou mover o pulso para posicionar um apontador no ecrã.


Mas as coisas não se ficam por aqui, temos também:
  • Background Sounds - Para quem preferir abafar o ruído ambiente com sons da natureza, permite gerar som do mar, chuva, e outros, que tocarão em background. iPad Eye-Tracking - O iPadOS vai suportar dispositivos de eye-tracking para permitir a utilização do iPad usando apenas os olhos (teria sido uma boa oportunidade para fazer isso usando apenas a câmara do iPad sem necessidade de acessórios externos).
  • SignTime - Permite falar com assistentes Apple via video-chamada usando linguagem gestual (nos EUA, Reino Unido e França, por agora).
  • Personalização dos Memoji - Novos memojis permitirão uma melhor represntação dos utilizadores, com possibilidade de se adicionarem coisas como implantes auditivos ou tubos de oxigénio.
  • VoiceOver - Melhorias no VoiceOver permitirão obter mais detalhes falados sobre o que está no ecrã, incluindo descrever a posição relativa de pessoas face a outros objectos nas fotos.
  • MFi Hearing Aid Improvements - Suporte para aparelhos auditivos MFi bi-direccionais, permitindo chamadas e videochamadas FaceTime.
  • Audiograms for Headphone Accommodations - Permitirá ajustar o som dos headphones com base em audiogramas para facilitar a audição.
  • Sound Actions for Switch Control - Permite substituir o uso dos botões físicos por sons feitos com a boca, como cliques, pop ou "eee", para utilizadores com mobilidade reduzida.
  • Display and Text Size Settings - Ajustes visuais de forma independente para cada app, para pessoas daltónicas ou com visão reduzida.
  • Shortcuts for Accessibility Gallery - galeria de automações no Shortctus para auxiliar pessoas com coisas como: lembretes para tomar remédios, ou facilitar o acesso às opções de acessibilidade no sistema.

Espera-se que a maioria destas novidades chegue com o lançamento do iOS 15, que se espera para Setembro ou Outubro.

1 comentário:

  1. Isto faz falta no Android.

    Só porcarias de novidades como emojis racistas

    ResponderEliminar