2021/05/05

Argo AI revela LIDAR que vê a 400 metros

O sector dos LIDARs continua a estar ao rubro, com inúmeras companhias a competirem entre si, e a Argo AI revela que o seu LIDAR pode ver a 400 metros de distância, superando a concorrência.

Os LIDAR são sensores que usam luz (normalmente lasers na gama dos infra-vemelhos, invisíveis aos nossos olhos) para criar um mapa tridimensional da área circundante. Embora tenham vantagens face a outro tipo de sensores, também têm as suas desvantagens, tendo dificuldade para detectar objectos de cor preta, ou de pequena dimensão - coisas que a Argo AI diz ter superado com o seu mais recente modelo, que terá uma capacidade para detectar objectos a 400 metros de distância, bastante mais que os LIDARs normalmente destinados à indústria automóvel.


Apesar da Tesla e Elon Musk terem uma posição bastante vocal contra a utilização dos LIDAR - dizendo que bastam as câmaras normais - estes são sensores que continuam a ser considerados como imprescindíveis por todas as demais marcas e empresas que têm estado a trabalhar no desenvolvimento de sistemas de condução autónoma.

O único senão deste LIDAR da Argo AI é que adopta o sistema tradicional com elementos móveis rotativos (em vez de fazer parte do grupo de LIDARs solid-state sem partes móveis que também promete revolucionar o sector com custos mais reduzidos) sendo algo que pode complicar a vida aos designers a nível da sua integração estética num veículo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)