2021/05/05

Notícias do dia

Signal acusa Facebook de ter cancelado a sua conta de publicidade por causa de anúncios "polémicos" que revelariam o tracking feito aos utilizadores; criptomoeda Dogecoin sobe 14000% desde o início do ano; AirTag preocupa Austrália por facilitar acesso à pilha; Argo AI revela LIDAR que vê a 400 metros; YouTube testa tradução automática de títulos e legendas; e cidade holandesa multada por tracking WiFi dos cidadãos.

Antes de passarmos às notícias do dia, já arrancou o novo passatempo gadget da semana que te pode valer um módulo de tomada TP-Link Tapo P100. Sendo início do mês, é também o momento perfeito para aderires ao Clube AadM+ que dá acesso a descontos e prendas exclusivas todos os meses.

Trabalhadores da Alfândega do aeroporto de Lisboa roubavam objectos dos "Perdido e Achados"

No seguimento do caso dos desvios de encomendas, mais de vinte trabalhadores da alfândega do aeroporto de Lisboa foram acusados de roubar objectos dos "perdidos e achados". Este funcionários tratavam esta secção como sendo um posto de abastecimento pessoal, apoderando-se de computadores, telemóveis, roupas, perfumes e tudo o mais que lhes parecesse interessante.

Infelizmente, é mais um caso negro que penaliza a já péssima imagem que os portugueses têm dos serviços alfandegários, e que seria importante revitalizar, demonstrando que temos um serviço alfandegário moderno, de confiança, com processos transparentes, e apto a lidar com o elevado volume de importações gerados pelas lojas online.


Sony diz adeus às DSLR

A Sony ganhou finalmente coragem para dar por terminada a era das DSLR, fazendo desaparecer as Sony A68, A99 II e A77 II da sua loja online, e passando a dedicar-se exclusivamente às suas câmaras mirrorless neste segmento.

Em tempos, as mirrorless eram vistas como as versões "pobres" das DSLR, mas a Sony sempre esteve na linha da frente para demonstrar as suas vantagens e abandonar os mais complicados sistemas mecânicos e ópticos das DSLR, que deixavam de fazer sentido nesta era digital - algo que já tínhamos antecipado há quase uma década, quando em 2012 avancei com a quase inevitabilidade das mirrorless tornarem as DSLRs obsoletas.

Posto de outro modo, se quiserem ficar com um pedaço da história fotográfica (leia-se: uma Sony DSLR), apressem-se a apanhar uma antes que desapareçam das lojas que ainda as tiverem.


Facebook mantém bloqueio a Trump

O Oversight Board do Facebook já revelou finalmente a sua decisão quanto ao bloqueio da conta de Donald Trump, mas com indicação que o Facebook lidou mal com o caso. O comité "independente", diz que a suspensão de Trump é adequada, por ter, por múltiplas vezes, publicado conteúdos que violavam as regras do Facebook - mas que o Facebook falhou ao ter optado por uma suspensão por tempo indefinido.

Segundo o comité, o FB não deverá aplicar uma suspensão por "tempo indefinido", devendo informar os utilizadores, desde logo, se a suspensão será temporária - e nesse caso, por quanto tempo - ou definitiva. No entanto, este parece um preciosismo que tem por único objectivo dar um ponto de discussão adicional para distrair um pouco da questão principal: que o Facebook não suspendeu Trump enquanto era presidente, e que só o fez quando viu que já não seria uma "ameaça".

Entretanto, Donald Trump já arrancou com a sua "plataforma social" que anunciou como sendo uma alternativa ao Facebook e Twitter, e que acaba por ser apenas um blog; um blog que poderá continuar a estar limitado a nível das partilhas no Twitter e Facebook, onde permanece bloqueado.


Snapchat vai ser processado pelo seu "Speed Filter" em acidente mortal

Um tribunal nos EUA permitiu que avançasse um processo contra o Snapchat a propósito de um acidente de automóvel que vitimou os três jovens ocupantes. Em causa está o polémico Speed Filter, um filtro do Snapchat que sobrepõe a velocidade a que se vai, e que os pais do condutor dizem ter incentivado a que os jovens se aventurassem a conduzir a quase 200 km/h.

O tribunal de primeira instância tinha dito que não era possível avançar com o processo, por haver protecções que impedem que as plataformas sociais sejam responsabilizadas por aquilo que os seus utilizadores publicam, mas esta nova decisão diz que isso não se aplica neste caso, considerando que o Snapchat deverá ser tratado como outros produtos que possam incentivar e permitir comportamentos perigosos por parte dos utilizadores.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A criptomoeda Dogecoin foi criada em 2013 por Billy Markus e Jackson Palmer (engenheiros na IBM e Adobe respectivamente), como alternativa "divertida" ao interesse que as demais criptomoedas estavam a gerar na altura, e em que semanalmente surgiam novos projectos a prometerem serem a próxima "Bitcoin". Mal sabiam eles que, oito anos mais tarde, a criptomoeda feita por brincadeira se tornaria na 4ª maior criptomoeda do mercado, tendo subido mais de 14000% em poucos meses.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)