2021/05/17

Cloudflare quer acabar com os CAPTCHAs

A Cloudflare quer acabar com os CAPTCHAs cada vez mais abusivos, e propõe uma solução que passa pela utilização de chaves de segurança.

Os CAPTCHAS são os testes que alguns sites apresentam para tentar assegurar que quem está a tentar aceder ou fazer determinada operação é mesmo uma pessoa e não um script automatizado. Ao longo dos anos têm sido utilizados como forma de fazer com que os utilizadores trabalhem gratuitamente (a classificar imagens, ou palavras), ou a fazê-los desesperar com a tentativa de decifrarem textos que nem um humano consegue ler - e isto para não falar dos casos em que nem aceitam que o utilizador seja humano por erros de AI.

A Cloudflare diz que, diariamente, se desperdiça o equivalente a 500 anos de trabalho inglório a fazer CAPTCHAs, e propõe uma solução diferente, mais simples para os humanos. Segundo esta proposta, o teste de validação de ser humano limitar-se-ia a clicar num botão "I am Human", seguido de uma validação com uma chave de segurança como as YubiKeys.

Eventualmente, o método poderia até dispensar o uso de chaves de segurança física dedicadas, usando-se um smartphone para a mesma função; sendo que em qualquer um dos casos a Cloudflare garante que o sistema seria completamente anónimo e sem recolha de dados sobre os utilizadores. Mas, do lado dos críticos, há quem alerte que este sistema da Cloudflare acaba por falhar na questão essencial, de tentar garantir que é mesmo um humano que está a fazer a operação, pois possibilitaria que sistemas automatizados também usassem as chaves de segurança para passarem o teste. Só que, tendo em conta que actualmente também existem serviços que se dedicam a ultrapassar os CAPTCHAs, entre CAPTCHAS potencialmente vulneráveis e CAPTCHAS igualmente também potencialmente vulneráveis, mais vale optar por aquele que seja de utilização mais simples para os verdadeiros utilizadores humanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)