2021/05/16

Telegram e Signal normalizam após fuga ao WhatsApp

Depois do pico de downloads conseguidos à custa do descontentamento com o WhatsApp, o Telegram e Signal voltam a normalizar.

No início do ano, o anúncio de que o Facebook ia aceder a ainda mais dados do WhatsApp gerou uma onda de contestação que fez disparar a procura por serviços de mensagens alternativos. O Telegram e Signal foram dos mais beneficiados, com o primeiro a duplicar os downloads e o segundo a registar um aumento de quase 1200%. Mas, agora que o WhatsApp está prestes a implementar as novas regras de partilha de dados com o Facebook, as coisas já normalizaram.
Segundo os dados da Sensortower, tanto o Telegram como o Signal já regressaram para valores de downloads mais habituais, embora o Signal continue a tirar partido da exposição que teve, continuando a ter cerca de 3 milhões de downloads por mês, mais do dobro do que tinha antes do episódio WhatsApp. Já o Telegram, mantém nos valores próximos dos 30 milhões de downloads.

São números interessantes (falta saber quantas das pessoas que instalaram o Signal ou Telegram nos últimos meses, acabaram por se converter e passaram a utilizá-los regularmente em vez de apenas os experimentarem e desinstalarem pouco depois) mas que continuam a ser relativos.

Mesmo com todas as polémicas, o WhatsApp continuou a manter mais de 40 milhões de downloads mensais nos últimos meses.
Algo que pode ser explicado pela situação de que, mesmo que muitos utilizadores estejam descontentes com as alterações das políticas, continuam a dar prioridade à capacidade de falarem com as pessoas que permanecem nessa plataforma - de forma idêntica aos que continuam a usar o Facebook apesar de estarem contra as suas políticas. Temos ainda o cenário de que, na Europa, o Facebook poder estar prestes a ficar oficialmente proibido de aceder a mais dados do WhatsApp, e que potenciaria que mais utilizadores se sentissem justificados para continuar a utilizá-lo.

Veremos que tal estes números evoluem nos próximos meses, à medida que o WhatsApp começar a chatear os utilizadores de forma progressiva para que aceitem as novas regras.

1 comentário:

  1. Pelo que eu tenho vindo a acompanhar, depois do grande pico para o Signal em Fevereiro, as coisas foram-se acalmando e normalizando aos poucos,o Signal chegou a caír para a 380 posição, mas há coisa de dois dias ou três dias voltou a subir e encontra-se na 100 posição.

    ResponderEliminar