2021/05/07

Google Play vai adicionar informação de privacidade e segurança nas apps em 2022

A Google vai seguir o exemplo da Apple e exibir informação detalhada referente às questões de privacidade e segurança das apps na Google Play store em 2022.

No final de 2020 a Apple começou a exigir que as apps incluíssem etiquetas de privacidade na App Store, que indicassem de forma clara o tipo de dados que recolhem e partilham, para os utilizadores ficarem melhor informados. Agora, também a Google avança com uma medida idêntica, que começará a ser exibida na Google Play Store no início de 2022, com exigência de que todas as apps (novas e existentes) disponibilizem essa informação Junho do próximo ano.
Esta informação permitirá aos utilizadores saberem coisas como: se a app utiliza comunicações seguras com encriptação, que tipos de dados sobre os utilizadores necessita e se são opcionais ou obrigatórios, se permite eliminar os dados do serviço ao desinstalar a app, etc.

Será sempre um passo positivo, mas é de imaginar que vá sofrer do mesmo mal que atormenta a App Store - isto é, de que isto continua a ser mera informação fornecida pelos criadores das apps e que, como tal, nem sempre corresponde à realidade. Nenhuma app mal-intencionada vai revelar publicamente que "recolhemos todos os seus dados e fazemos o que quisermos com eles" e, por isso mesmo, não será esta nova etiqueta a dar credibilidade ou a substituir a necessidade dos utilizadores continuarem a ter bastante cuidado com o que instalam nos seus smartphones.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)