2021/01/29

Etiquetas de privacidade na App Store não são de confiança

Tal como se temia, a informação de privacidade que a Apple começou a exigir para as app na App Store, pode acabar por ser ainda mais enganadora para os utilizadores.

No final do ano passado a Apple indicou que iria começar a exigir que as apps indicassem de forma clara os dados recolhidos e o tracking feito dos utilizadores com novas "etiquetas de privacidade". Informação que desde logo começou a revelar as grandes diferenças que podem existir a nível de tracking entre apps do mesmo tipo. Só que esta medida que, à partida, pareceria ser de grande benefício para os utilizadores, tem também um lado negro.

O grande problema com estas etiquetas de privacidade é que se baseiam única e exclusivamente na informação fornecida pelos próprios developers, e isso faz com que haja uma gigantesca margem de manobra para erros, tanto dos acidentais como dos que são deliberadamente usados para enganar os utilizadores. Nada impede uma app de dizer que não recolhe dados mas continuar a fazê-lo; ou admitir que recolhe dados mas garantir que não os cede a terceiros, e na realidade estar a partilhar ou vender esses dados com redes de tracking e de publicidade. E isto não é apenas uma suspeita, tendo sido confirmado em diversas apps, que dizem uma coisa mas estão a fazer outra.

Será talvez necessário que a Apple adicione alguma inteligência acrescida às suas ferramentas de verificação das apps, para detectar se a app está a aceder e recolher dados; mas mesmo que o venha a fazer, nunca será possível resolver a questão do que determinada empresa faz com os dados que recolheu. Ultimamente chegaremos à situação de apps que admitem que estão a recolher dados, mas depois não haverá forma de garantir que efectivamente não partilham esses dados. E, se quisermos levar o caso ao extremo, não será difícil engendrar um conveniente "roubo de dados" por "hackers" para justificar como é que aqueles dados se poderão ter espalhado pela internet...

Talvez, mais do que legendas de privacidade. o que seja realmente preciso seja uma pontuação de confiança atribuída a cada developer. Uma pontuação que teria que ser conquistada, utilizador por utilizador, ao longo de anos, mas que se poderia esfumar de um momento para o outro caso se descobrisse qualquer tipo de abuso.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)