2021/01/29

Razer Viper 8K assume-se como o rato mais rápido

A Razer tem uma versão actualizada do Viper - o Viper 8K - que se assume como o mais rápido rato do mundo com HyperPolling de 8000 Hz.

Este novo Razer Viper 8K mantém o mesmo design ambidextro que o Razer Viper de 2019, sendo ligeiramente mais alto, e agora recorrendo ao mais recente sensor Focus Plus de 20000 DPI usado nas suas gerações de ratos mais recentes. O grande destaque vai para a frequência de transmissão de informação, que passa a ser feita 8 mil vezes por segundo.

A maioria dos ratos usa uma polling rate de 1000 Hz (mil vezes por segundo), que já é mais que suficiente para todas as aplicações, fazendo com que qualquer nova informação recolhida pelo rato, quer seja de movimento ou de cliques feitos nos botões, será enviada para o computador no prazo máximo de 1 ms. Com o aumento para os 8000 Hz isso faz com que a informação seja enviada a cada 0.125 ms; uma diferença que atrairá os fãs dos números e da velocidade, mas com supostos benefícios que, na prática serão difíceis de sentir ou comprovar.
Bastará relembrar que este tipo de velocidades interessará essencialmente ao segmento gamer, e que nesse caso, mesmo que se trate de alguém que esteja a usar um monitor de 144 Hz, isso significa que cada frame só será actualizada a cada 6.9 ms (nem vamos falar dos ultra vagarosos 16 ms dos frames a 60 Hz). Ou seja, mesmo um rato de 1000 Hz terá oportunidade para enviar 6 actualizações durante o período de uma única frame, e as 48 actualizações enviadas por este Viper 8K pouca diferença farão, pois qualquer nova informação transmitida continuará a ter que aguardar pela frame seguinte. Interrogo-me até se não poderá ser contraproducente, ao obrigar o PC a estar mais ocupado a lidar com todas estas actualizações, quando bastaria estar a fazer mil leituras por segundo - coisa que pode ser resolvida no software Synapse da Razer, permitindo definir frequências de 125, 500, 1000, 2,000, ou 4000 Hz para este Viper 8K.

Se sou das pessoas que valoriza, e muito, o framerate elevado nos monitores (pelo menos até aos 120 / 144Hz), neste caso dos ratos não vejo vantagens de se ir para além dos 1000 Hz - pelo menos até ao dia em que tivermos monitores de 1000 Hz nos nossos computadores.

1 comentário:

  1. Os gammers querem é ver números. Ainda me lembro há uns anos de colegas meus a jogarem Cs com gráficos horrendos para terem mais de 100fps quando jogavam num portátil onde o ecrã era de 60hz, mas tinha lá no cantinho os 100+ fps e isso é que era importante.

    ResponderEliminar