2021/06/20

Lexus LC Cabrio enfrenta teste gelado

O sol e o céu azul são o cenário ideal para conduzir o Lexus LC Cabrio, mas este é um modelo igualmente capaz de lidar com condições bastante mais adversas, como ficou provado com o teste de resistência no gelo.

Para provar a qualidade profunda do LC Cabrio, a Lexus submeteu um modelo de série a 12 horas dentro de uma unidade de refrigeração industrial, a uma temperatura de -18°C. Mas mais ainda a capota de quatro camadas ficou recolhida nesta maratona abaixo de zero, expondo o interior. A este teste seguiu-se imediatamente uma condução a alta velocidade, ao longo de uma exigente pista de testes. Este árduo teste foi o mote de uma nova curta-metragem Lexus.

O local escolhido para este evento foi a Grande Câmara Climática de Millbrook Proving Ground, no Reino Unido. A unidade de 468 m3 é usada com regularidade para testar a resistência de equipamentos de defesa e de veículos rodoviários, em temperaturas que podem oscilar entre os +85 e -60 °C, com até 98% de humidade relativa.

Para a visita do LC Cabrio, o mercúrio fixou-se nos -18 °C, temperatura suficientemente baixa para congelar a borracha, e o padrão da indústria para avaliar o desempenho de descongelação. Elevando o teste ao nível seguinte, o LC foi borrifado previamente com água, para que se formasse uma camada de gelo sobre a carroçaria do veículo.


Assim que o Lexus foi estacionado dentro da câmara, levou cerca de uma hora para que o poderoso sistema baixasse a temperatura ao nível necessário. De seguida, o carro foi deixado intocado durante a noite. O piloto acrobático profissional Paul Swift foi recrutado para testar o Lexus no pós-congelamento. Ao comando “acção” da equipa de filmagens, o motor V8 de 477cv foi ligado pela primeira vez e os visores e medidores do carro ganharam vida instantaneamente, sem qualquer impacto adverso do frio extremo. Como Paul Swift descobriu rapidamente, o sistema de aquecimento do habitáculo “Climate Concierge” respondeu imediatamente. “Senti o volante e a base das minhas costas a aquecer, bem como os encostos de cabeça atrás do meu pescoço. Na verdade, foi bem agradável. Considerando que estavam 18 graus negativos, senti-me bastante confortável no carro“, explica.

As suas competências de condução foram então postas em prática, ao conduzir o Lexus para fora da câmara para assumir o percurso da colina de Milbrook, uma rota de teste em estilo alpino de curvas, subidas e descidas desafiantes. Lá, o LC Cabrio alcançou um desempenho estimulante que combinava o seu estilo com o conforto, espalhando dramáticos fragmentos de gelo da sua carroçaria, à medida que ganhava velocidade.

[publicado originalmente no Pela Estrada Fora]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)