2021/05/29

Net móvel Enjoy com "todo o tráfego" incluído - desde que não se passe os 30GB

A MEO tem um cartão Enjoy com dados que se pode revelar interessante para usar nas férias, mas era escusado recorrer ao habitual palavreado enganador que tenta fazer passar a ilusão de tráfego ilimitado.

O Net Móvel Enjoy é apresentado como sendo um cartão com internet móvel que disponibiliza "15 dias com todo o tráfego incluído". Quem vir essa parte será levado a pensar que poderá usar a internet sem qualquer limite durante esse período, só que na verdade não é o caso.

Este Net Móvel Enjoy tem um limite de 30GB para os 15 dias, sendo que se entra na arte da cuidadosa interpretação das ofertas, em que quando a MEO refere "todo o tráfego incluído sem compromissos", o ênfase não deverá ser posto em "todo o tráfego", mas sim no "incluído".
É certo que esta prática não é exclusiva da MEO. No passado já tivemos pelo menos um operador a tentar convencer-nos que era perfeitamente aceitável vender um tarifário "ilimitado" que afinal tinha limites. No entanto, era perfeitamente desnecessária; pois não custaria nada apresentar, de forma clara, as coisa tal como são:
  • Em vez de "15 dias com todo o tráfego incluído"
    - bastaria indicar -
  • "15 dias com 30GB de dados incluídos"

Seria assim tão difícil tratar os clientes com respeito e sem os tentar ludibriar? Os operadores têm uma longa tradição de tentarem enganar clientes e consumidores de todas as formas possíveis e imagináveis, e o recursos a brincadeiras com a língua portuguesa apenas servem para ir perpetuando essa desconfiança.

É que a oferta dos 30GB para 14 dias por 350 pontos "Meos" nem deixa de ser interessante e poderá ser vantajosa para muitos dos seus clientes. Mas, graças à sua apresentação, será também algo que irá ser lembrado por muitos outros como mais um dos pontos a favor de optar por outra operadora de telecomunicações.

20 comentários:

  1. Existe algum tarifário que seja mesmo ilimitado? Necessito ter net ilimitada para os 15 dias de férias de modo a ter TV pela Meo GO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ha o Kanguru XL. 15 euros 15 dias sem limite de tráfego.

      Eliminar
    2. Vodafone Go Total é "ilimitado" a 200GB com redução de velocidade para 10Mbps após esse "ilimite"

      Eliminar
    3. O tráfego do MEO Go não é contabilizado na rede MEO, se for só para o MEO Go não há preocupação com os limites.

      Eliminar
  2. Resumindo, é mau para todos, tanto para quem precisa realmente de um tarifário ilimitado, como para quem não consegue gastar os 30 GB em apenas 15 dias e é obrigado a recarregar duas vezes por mês. Outro aspecto interesse é a conversão dos pontos: supostamente cada "meo" equivale a 1 Eur gasto pelo cliente, mas depois para adquirir o cartão cada meo vale apenas 4 cêntimos.

    ResponderEliminar
  3. Que desilusão a ANACOM ser uma puta das telco

    ResponderEliminar
  4. Viva. Lamento informar, abertoatedemadrugada, mas essa informação está incorrecta. O problema (se não estou enganado) é que quando se compra este cartão, muitas vezes não tem o tarifário enjoy ilimitado mas sim outro (que não sei qual é) que tem os tais 30GB,é necessário ligar para a MEO e mudar para o tarifação certo. Eu tenho este tarifário mas comprei o cartão numa loja MEO e o cartão era MEO enjoy ilimitado e neste caso nunca tive de mudar de tarifário. Uso este cartão para trabalhar (e não só) e posso dizer que gasto em média entre 10 a 20 GB por DIA. Carrego com 15 euros o que me dá direito a 15 dias (existem outros montantes, basicamente fica a 1 euro por dia).
    E não trabalho para a MEO, caso seja o que estão a pensar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tiago, como todo respeito mas quando se compra um cartão que diz que ilimitado eu não tenho que telefonar para ninguém para activar seja que for, Tem que estar activo aquele tarifário que está anunciado e com limites anunciados. Enganar o cliente e o prato do dia nas 3 operadoras nacionais....

      Eliminar
    2. Nisso estamos em acordo e não percebo como a MEO pode enviar aos clientes um cartão que não é o que vendem. O que quis dizer foi que o tarifário MEO enjoy ilimitado é mesmo ilimitado (pelo menos até à data de hoje não me limitaram nada).
      Obviamente que só posso falar da minha experiência e quando me dirigi à loja disseram-me que teria que mudar de tarifário blablabla, mas depois afinal tinham mesmo um cartão enjoy ilimitado disponível e aí já não tive que fazer nada,tive logo direito a 15 dias ilimitado e assim continou com os carregamentos seguintes.
      Mais uma vez, serjmar, concordo com o que dizes e acho ridículo venderem um cartão com um tarifário quando não traz o tarifário, mas também mais uma vez, o tarifário enjoy ilimitado é mesmo ilimitado (até ver).

      Eliminar
    3. Viva, eu confirmo o que Tiago diz. Eu também tenho este tarifário que uso maioritáriamente para trabalho. No meu caso tive mesmo de fazer o pedido e tive de ser muito chato com eles. A tal ponto que esgotei os 30GB que vinham incluidos e foram sempre eles a porem saldo até que finalmente passou para ilimitado. Nessa parte a MEO falha. O cartão devia de ser logo ilimitado e mesmo que não o fosse, a alteração deveria ser imediata. De resto... se tem um limite escondido, ainda não o atingi, mas de certeza que não são 30GB.

      Eliminar
    4. Ou seja, é uma burla. Se não entregam logo o que anunciam, é a mesma coisa que contratar uma potência de electricidade e depois descobrir que ligando o forno e o aspirador, o quadro vai abaixo porque não liguei para o meu comercializador de energia.

      Não é nesta parte que a MEO, todos os operadores falham quando criam pacotes ilimitados que tem políticas de utilização, ponto.

      Uma coisa é quererem garantir a integridade da rede e isso pode ser um motivo para pontualmente limitar a banda caso haja uma utilização ininterrupta do serviço, sendo que o operador está obrigado a informar que aplicou essa limitação excepcionalmente.

      Agora, tudo o resto é abuso, num país que se paga bastante acima pelas telecomunicações, seja pelos rendimentos médios dos portugueses, seja pelas condições oferecidas, ou seja, pagamos mais que em países com mais rendimentos, com menos regalias.

      Eliminar
    5. Viperbruno, garantir integridade da rede pode ser feito a reforçar a dita rede e não limitar velocidades. Eu sinceramente não percebo como nós países como a Romênia, por ex., há operadores que fornece um serviço com tudo e mais alguma coisa por 5-10€ e para eles e rentável e tem um território 3x maior. E cá temos os 3 com preços absurdos e como se não bastasse ainda tentam enganar (burlar)...

      Eliminar
    6. É muito simples perceber o porquê dessa situação: uma suposta Autoridade de concorrência que, de autoridade, tem pouco...ou nada. Vivemos num país de "tachos" como é demonstrado diariamente nas notícias e enquanto assim for, o povo é sempre relegado para segundo plano. E como alternativas não existem, bora lá extorquir à vontade.

      Eliminar
  5. A informação que verifiquei aqui não corresponde a vdd, a 20 dias comprei o enjoy de 15 dias, ao fim desses 15 dias gastei cerca de 130GB sem limites de velocidade, pelo menos não verifiquei nada disso e puxava bem pela net.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Considerando que a "informação aqui" se limita a replicar o que a própria MEO diz, deverás querer dizer que o que esta operadora está a anunciar não corresponde à verdade, certo?

      Eliminar
    2. Sinceramente vi na no site da meia e fui a loja para comprar o cartão e sempre vi e disseram que era ilimitado, só não sabiam quantos gigas tinha por causa da política responsável, pelos vistos deve ser mais de 130gb, segundo o site diz que é ilimitado exceto quando há sobrecarga dos serviços mas isso é a nível geral.

      Eliminar
  6. Simplesmente a palavra ilimitada deveria ser banida, pois ela mesmo invoca um processo enganador caso se coloca opções do género "limitado a um uso responsável" pois quem deveria ser responsável é quem coloca a palavra "ilimitada" sem assumir a responsabilidade do mesmo.

    ResponderEliminar
  7. Carlos, parece que te ouviram, pois dei com este cartão na Worten a indicar que era 15 dias com 30Gb de trafego!

    ResponderEliminar
  8. Português é ludibriado todo dia pelo Costa, pelo Presidente Sorriso, por patrões exploradores, ordenados baixos, oligopólio a em todas as áreas do país, socialistas e comunistas de mãos dadas a sugar tudo enquanto o português passa frio e fome.

    ResponderEliminar