2021/05/29

Rede Multibanco esteve em baixo e impediu pagamentos em todo o país

Relembrando como nada pode ser assegurado como garantido, a rede Multibanco esteve com problemas durante o dia de ontem (28) e complicou a vida a milhares de pessoas por todo o país no momento de fazerem pagamentos.

A maioria dos portugueses utiliza o Multibanco para fazer pagamentos, senda uma forma conveniente e prática, e que evita ter que andar com demasiado dinheiro na carteira. Apesar de ser um serviço que tem tradição de funcionar bem ao ponto de, para algumas pessoas, ser usado quase como forma exclusiva de pagamento, ocasionalmente lá acontece algo que nos relembra a fragilidade do sistema. Neste caso, problemas não especificados impediram a utilização do serviço, transformando a "conveniência" em "transtorno".

Os nossos leitores dizem que nalguns casos ainda era possível utilizar o serviço MB Way (através do número de telefone, não por QR Code) para efectuar os pagamentos nas lojas que usam esse método, mas podendo ser necessárias várias tentativas até que o processo fosse reconhecido. Mas, para a maioria das pessoas dependentes apenas do seu cartão, o dia terá sido "para esquecer" - sendo que imagino que o recurso às caixas Multibanco para levantamento de dinheiro também estaria inacessível ou com problemas.

Embora tenha sido uma situação excepcional, vem demonstrar a importância de existirem sistemas alternativos que possam servir como "backup" em caso de cenários como este.

5 comentários:

  1. E quem lhe disse que não há sistemas de backup?

    ResponderEliminar
  2. E quem lhe disse que não há sistemas de backup?

    ResponderEliminar
  3. É claro que há sistemas de backup, mas por vezes o backup não resolve os problemas que também lhe afectam

    ResponderEliminar
  4. Neste caso, parece-me que o que fez falta não terá sido um "backup" mas antes a existência de sistema de redundância.

    ResponderEliminar