2021/05/03

Nvidia obriga novas RTX 3060 a usar driver com cryptomining limitado

A Nvidia reforça a sua postura anti-cryptomining, forçando as novas RTX 3060 a utilizarem o driver com restrições.

Em Fevereiro a Nvidia surpreendeu o mercado ao anunciar que ia limitar a capacidade de mineração de Ethereum (a criptomoeda que mais se adequa a ser gerada em GPUs) na sua RTX 3060, com a desculpa de que tal seria para permitir que a placa chegasse aos jogadores ao tornar menos atractivas para os "cripto-mineiros". Essa intenção depressa foi por água abaixo quando, pouco depois, a Nvidia lançou por engano um driver sem essa limitação. Mas agora, parece querer corrigir essa situação.

A Nvidia diz que todas as novas RTX 3060 lançadas a partir de meio de Maio, irão obrigatoriamente exigir um novo driver que volta a aplicar o limite no cryptomining, sem possibilidade de usarem o driver antigo sem essa limitação.

Veremos se é algo que poderá ser facilmente ultrapassado com alguma simples alteração ao driver (ou que permita enganar a placa de forma a instalar o driver sem limitações), ou nem por isso. Pelo que é dito, a Nvidia aplica diferentes tácticas para detectar se um GPU está a ser usado para cryptomining, como não estar ligado a nenhum monitor, ou estar num barramento PCIe x1, etc. etc.

Bem... os cripto-mineiros podem sempre tornar-se cripto-agricultores e passarem a dedicar-se à Chia, que dispensa a necessidade de GPUs e passa a apostar nos discos e SSDs.

2 comentários:

  1. Muitos estão a usar um dummy plug hdmi para simular a ligação a um monitor

    ResponderEliminar
  2. Pois basta um dongle hdmi headless

    ResponderEliminar