Depois dos controladores, começam a chegar informações sobre os novos óculos PlayStation VR 2, com resolução 4K e foveated rendering.
Perante o aparente desinteresse da MS de apostar na realidade virtual na Xbox, a Sony tem sido a única empresa a apostar nessa tecnologia no segmento das consolas. Com o lançamento da PS5 e das suas capacidades técnicas melhoradas, era natural haver grande curiosidade quanto ao que a Sony estaria a preparar como próxima geração dos seus óculos PSVR. Depois de ter revelado os seus controladores, começamos agora a ficar com uma ideia do que esperar.
A nova geração de óculos PSVR 2 deverá contar com resolução 4K (que resultam numa resolução por olho de 2000x2040), com eye tracking e foveated rendering.
O foveated rendering é uma técnica que visa tornar mais eficiente o rendering para aplicações de realidade virtual, tirando partido da capacidade de saber para onde o utilizador está a olhar, dando prioridade a essa área para criar uma imagem de alta qualidade, enquanto no resto do ecrã as coisas podem ser exibidas com qualidade reduzida. Esta capacidade também pode ser usada para melhorar a interacção VR, ao permitir seleccionar opções com os olhos, e fazer com que se torne mais natural apontar ou acertar em coisas nos mundos VR, como já acontecia nesta demonstração do Tobii em 2018:
Esta nova geração deverá usar câmaras nos óculos para fazer tracking inside-out sem necessidade de câmaras externas, simplificando o processo de instalação (que aparentemente será feito através de um único cabo USB-C), e também dará continuidade à aposta da Sony no feedback físico, permitindo criar vibrações nos óculos ao estilo do que fez nos controladores DualSense.
Espero que seja sim tão bom quanto dizer porque os óculos anteriores eram muito fraquinhos.
ResponderEliminar