2021/05/11

PSVR 2 com resolução 4K e foveated rendering

Depois dos controladores, começam a chegar informações sobre os novos óculos PlayStation VR 2, com resolução 4K e foveated rendering.

Perante o aparente desinteresse da MS de apostar na realidade virtual na Xbox, a Sony tem sido a única empresa a apostar nessa tecnologia no segmento das consolas. Com o lançamento da PS5 e das suas capacidades técnicas melhoradas, era natural haver grande curiosidade quanto ao que a Sony estaria a preparar como próxima geração dos seus óculos PSVR. Depois de ter revelado os seus controladores, começamos agora a ficar com uma ideia do que esperar.

A nova geração de óculos PSVR 2 deverá contar com resolução 4K (que resultam numa resolução por olho de 2000x2040), com eye tracking e foveated rendering.

O foveated rendering é uma técnica que visa tornar mais eficiente o rendering para aplicações de realidade virtual, tirando partido da capacidade de saber para onde o utilizador está a olhar, dando prioridade a essa área para criar uma imagem de alta qualidade, enquanto no resto do ecrã as coisas podem ser exibidas com qualidade reduzida. Esta capacidade também pode ser usada para melhorar a interacção VR, ao permitir seleccionar opções com os olhos, e fazer com que se torne mais natural apontar ou acertar em coisas nos mundos VR, como já acontecia nesta demonstração do Tobii em 2018:


Esta nova geração deverá usar câmaras nos óculos para fazer tracking inside-out sem necessidade de câmaras externas, simplificando o processo de instalação (que aparentemente será feito através de um único cabo USB-C), e também dará continuidade à aposta da Sony no feedback físico, permitindo criar vibrações nos óculos ao estilo do que fez nos controladores DualSense.

1 comentário:

  1. Espero que seja sim tão bom quanto dizer porque os óculos anteriores eram muito fraquinhos.

    ResponderEliminar