2021/05/11

Notícias do dia

Site AforroNet do Estado só permite passwords com 6 números; Google enfrenta processo de $5B nos EUA por tracking em modo incógnito; óculos PlayStation VR 2 terão resolução 4K e foveated rendering; nas promoções temos o tablet Teclast P20HD 4G a €135 (ou €99 vindo da China); sistema de AI supera humanos nas palavras cruzadas; e operadores de telecomunicações nos EUA gastaram milhões em comentários falsos a combater a neutralidade da net.

Antes de passarmos às notícias do dia, já podes escolher o livro FCA deste mês, cujos exemplares iremos oferecer ao longo dos próximos dias.

YouTube Shorts faz frente ao TikTok

Já está em processo de distribuição global a ofensiva da Google / YouTube ao sucesso do TikTok. O YouTube Shorts é uma nova secção dedicada aos vídeos verticais de curta duração (até 60 segundos), e que passa a contar com honras de destaque em secção dedicada na página principal da app.
Como é habitual, poderá demorar algum tempo até que a actualização chegue a todas as pessoas, mas já ficam avisados que um destes dias irão deparar-se com o Shorts à distância de um toque. Quanto a poder tornar-se numa verdadeira alternativa ao mediatismo do TikTok, isso é que já irá demorar mais tempo a descobrir.


Intel lança CPUs Tiger Lake-H

A Intel já revelou os seus mais recentes CPUs de 11ª geração, os Tiger Lake-H de 10nm (8c/16t), e que estreiam a chegada do seu primeiro CPU de 10nm desbloqueado para overclocking: o Core i9-11980HK. Este CPU é destinado aos portáteis de alto-desempenho, com TDPs oficiais até 65W a 3.3GHz (e Turbo até 5GHz), mas com potencialidade para ir além disso se os fabricantes de portáteis (ou mini-PCs) garantirem um sistema de dissipação adequado que consiga manter as temperaturas dentro dos valores aceitáveis.

É de esperar que também esta nova geração sejam "assombrada" pelas mais recentes variantes das falhas Spectre que foram recentemente descobertas, mas serão - por agora - os CPUs a ter em conta para quem estiver à procura de um portátil capaz de enfrentar tarefas normalmente associadas a um computador desktop.


Coreia investe em displays micro-OLED para óculos AR

A Coreia do Sul lançou um programa para desenvolver uma nova geração de displays adequados para a nova geração de óculos de realidade aumentada. Estes sistemas utilizarão tecnologia micro-OLED, e o objectivo é criar um ecrã adequado para ser utilizado em óculos, com uma densidade de 4000 ppi e luminosidade suficiente para que possam ser utilizados durante um dia de sol.

Espera-se que estes displays possam estar prontos para comercialização em 2024, potenciando uma forte ofensiva no sector dos óculos AR para a segunda metade da década.


Descoberta a voz da Alexa da Amazon

Um jornalista diz ter descoberto a voz da Alexa durante a investigação para o seu livro Amazon Unbound. Embora não tenha sido confirmado pela Amazon nem pela própria, terá sido Nina Rolle, uma voice artist, a dar a voz à assistente da Amazon - e que parece ser confirmado assim que se ouvem alguns dos seus trabalhos:


Agora imaginem o que a família desta senhora passará todos os dias, caso ela decida fazer esta voz ao acordar os filhos, ou dar algum outro "alerta"... :)


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Zigbee é um protocolo de baixo consumo criado para coisas como a automação doméstica, iniciado em 2002 pela Zigbee Alliance. Permite criar sensores e dispositivos wireless a pilhas / baterias com autonomia para mais de um ano, numa rede mesh autoconfigurável que permite que alguns dispositivos expandam o alcance da rede de forma automática.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)