2021/05/31

Samsung inicia produção dos ecrãs de 120Hz do iPhone 13

Relatos dão conta que a Samsung já terá iniciado a produção dos ecrãs OLED de 120Hz que serão usados na próxima geração de iPhones 13 da Apple.

Acompanhando os relatos de que a TSMC também já terá dado início à produção do novo chip A15 que equipará a geração de iPhones deste ano, temos a indicação de que também a Samsung já estará a produzir os ecrãs OLED de 120Hz que serão uma das grandes melhorias dos iPhone 13 Pro.

A Apple começou a utilizar ecrãs de 120Hz nos iPad Pro há alguns anos, estando por isso ciente de todas as vantagens que um refresh rate mais rápido possibilita, resultando numa experiência bastante mais fluida para o utilizador. Em contrapartida, esta tecnologia implica também um consumo adicional de energia, motivo pelo qual a Apple tem adiado a sua transposição dos iPads para os iPhones, e não o tendo feito o ano passado porque não quis lançar duas novidades "gastadoras" em simultâneo: o 5G e o ecrã de 120Hz.

Este ano, esperando-se os habituais avanços na eficiência do seu CPU e do modem 5G, a Apple irá finalmente adoptar um ecrã de 120Hz nos iPhones - pelo menos nos modelos Pro - e também tirando partido dos ecrãs LTPO que também permitem uma redução de energia face às gerações anteriores, e que permitirão um refresh rate variável de 1-120Hz, para evitar consumos desnecessários sempre que possíveis. O que ainda não se sabe é se a Apple aproveitará a oportunidade para, como fez nos Apple Watch, lançar um modo de ecrã always-on nos iPhones, para mostrar as horas e notificações.

Com o WWDC 2021 prestes a arrancar (7 a 11 de Junho) é provável que se venham a descobrir mais informações: especialmente se a Apple tiver que dar aos developers tempo suficiente para que tirem partido destas novidades para que tenham coisas para mostrar na apresentação oficial.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)