2021/05/30

WhatsApp desiste de chatear utilizadores - por agora

O Facebook mudou de ideias, e agora diz que não irá chatear os utilizadores que não aceitarem as novas condições do WhatsApp.

No sequência do longo e polémico processo de partilha de informações do WhatsApp com o Facebook (algo que o Facebook tinha garantido que não iria fazer quanto comprou o WhatsApp), o Facebook disse que não iria desactivar as contas de quem não aceitasse as novas regras - como se chegou a temer - mas que em vez disso iria começar a chatear e desactivar funcionalidades progressivamente, efectivamente obrigando todos os utilizadores a aceitarem de qualquer forma.

Agora, em resultado de de conversas em entidades de protecção de dados e especialistas em privacidade, o Facebook / WhatsApp diz que afinal não irá limitar funcionalidades a quem não aceitar as novas condições. Só que esta frase perde todo o impacto ao ser acompanhado de um ameaçador "por agora".

O que acontece é que volta a ficar tudo adiado. O WhatsApp continuará a apresentar os popups para que os utilizadores aceitem as novas condições (se calhar esperando que, numa das vezes, os utilizadores carreguem no "aceito" por engano); mas por agora livra-se dos eventuais processos que decorreriam se estivesse a exigir que o fizessem ou a pressionar com a limitação de funcionalidade. E depois, daqui por mais alguns meses, quando a coisa estiver mais esquecida, pode voltar à carga e arranjar novas formas de pressão para que os utilizadores aceitem as condições, a bem ou a mal.

3 comentários:

  1. Eu tive a infeliz ideia de formatar o meu telemóvel em abril e não consegui instalar a app sem que me force a aceitar os T&C novos. Diz qualquer coisa do género "Ao aceitar aqui, aceita os novos T&C que vigoram a partir de 15 maio". É da maneira que não instalo de vez e fico só com Signal :D

    ResponderEliminar
  2. Agora vêm tarde, dia 15 de Maio, voltou a aparecer o aviso, apaguei a conta e desinstalei a aplicação... E o facebook, desapareceu do meu telemovel... E assim vai ficar...

    ResponderEliminar
  3. No entanto durante este período de tempo muitos milhares ou milhões de pessoas aceitaram os T&C do Facebook...

    ... Que no fundo era o que eles queriam, .ais pessoas a serem rastreadas.

    ResponderEliminar