2021/06/16

Análise ao teclado Corsair K55 RGB Pro XT

Depois de termos carregado nas teclas de baixo perfil do Corsair K60 RGB Pro Low Profile voltamos às teclas normais com o K55 RGB Pro XT, que oferece teclas macro e multimedia para maior versatilidade.

Corsair K55 RGB Pro XT

A Corsair tem uma vasta gama de teclados, por vezes complicando o processo de saber qual escolher. No caso deste Corsair K55 RGB Pro XT, estamos perante um teclado que mantém as teclas com iluminação RGB individual por tecla, com teclado numérico, teclas de tamanho normal, e também teclas multimédia e 6 teclas macro programáveis. Chega-nos também em versão com layout Português, o que é sempre uma mais valia.


A nível de acessórios, contamos com um pequeno apoio destacável para os pulsos, feito num material plástico bastante agradável ao toque - mas faltando saber que tal resistirá ao uso após meses e anos de utilização. De resto, a qualidade de construção do teclado mantém o nível habitual a que a Corsair já nos habituou.


Em funcionamento

Sendo um produto a que muitas pessoas normalmente não dão o valor devido, os teclados acabam por ser uma escolha bastante pessoal. Há dezenas de variedades de estilos de teclas com diferentes respostas mecânicas, que fazem clique audível ou não, que oferecem maior resistência ou não, etc. etc. Isso faz com que não exista nenhuma escolha "perfeita" para todos, dependendo da preferência de cada um. Eu, por exemplo, prefiro os teclados com teclas completamente lineares, sem a sensação do "ressalto" quando se está a pressionar. No entanto, apesar de silencioso, este K55 RGB Pro XT tem esse ligeiro ressalto, que muitos consideram ser mais confortável para escrever, ao dar uma sensação táctil de quando a tecla é actuada.

Os fãs da iluminação também irão apreciar o facto do teclado ser bastante luminoso - mas contando com a iluminação regulável, como seria de esperar. Apesar de ser recomendável a instalação do software iCUE da Corsair para maior versatilidade no controlo das funcionalidades do teclado, é também perfeitamente possível controlar todas as funções principais através da combinação de teclas sem depender desse software, incluindo ajustar a luminosidade, desligar a iluminação, escolher entre uma dezena de efeitos luminosos, ou simplesmente optar por uma cor fixa para todas as teclas.

O mesmo se aplica às teclas macro. Temos 6 teclas macro programáveis na parte esquerda do teclado - teclas normais idênticas a todas as outras, com designação G1 a G6. Temia que fossem teclas que só pudessem ser programadas através do iCUE, mas felizmente não é o caso. É também possível fazer a gravação das macros usando unicamente o teclado sem necessidade de software extra. Algo que também significa que podemos utilizar as macros em qualquer sistema, mesmo naqueles onde o software iCue não estivesse disponível. Esse é o modo de utilização das macros por "hardware", que é substituído pelo modo "software" no caso de se usar o iCUE, e contando com integração com a gama de produtos Elgato também da Corsair.
Sem o software iCUE as macros estão limitadas a um máximo de 50 "teclas"; com o iCUE não existe qualquer limitação quanto ao tamanho da macro que se quiser efectuar.

Temos ainda teclas dedicadas para a gravação / gestão das macros, ajuste da luminosidade do teclado, e tecla de bloqueio das teclas Windows, para evitar toques acidentais durante um jogo.

A nível dos detalhes que podiam ser melhorados, o facto das marcações nas teclas multimédia e icons que acompanham os LEDs serem meros decalques que inevitavelmente se irão desgastar com o tempo. Teria sido melhor opção usar teclas e icons gravados em relevo, que resistiriam "para sempre".


Apreciação final

Tendo passado os últimos meses a usar o teclado de baixo perfil da Corsair, foi curioso voltar às teclas "normais". A adaptação não é nada difícil mas, a parte que mais me agradou foi ganhar as teclas de macro programáveis. Existem inúmeras coisas que escrevo repetidamente ao longo do dia, como endereços de email, moradas, telefones, ou outra informação, que se tornam bastante mais práticas e conveniente de serem escrita com o toque numa única tecla. É certo que será necessário um curto período de adaptação para nos lembrarmos que "aquela" coisa pode agora ser escrita instantaneamente, mas isso acaba por não demorar tanto tempo quanto se poderia imaginar.

Com um preço próximo dos 80 euros, não é dos teclados mais económicos, especialmente tendo em conta que não usa teclas "mecânicas" propriamente ditas. Ainda assim, oferece um conjunto de funcionalidades que o torna bastante útil, tanto para quem o quiser utilizar em jogos, como também para trabalho, deixando que as macros poupem muitas das sequências de escrita mais repetidas.

Corsair K55 RGB Pro XT
Escaldante


Prós
  • Qualidade de construção
  • Teclas macro programáveis
  • Não exige instalação do software iCUE

Contras
  • Teclas de membrana
  • Teclas multimedia com decalques


Corsair K55 RGB Pro XT

Escaldante (5/5)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)