2021/06/16

Notícias do dia

Imagens do Windows 11 aparecem antes da apresentação; Android ganha detecção de terramotos e outras melhorias, como mensagens RCS encriptadas; a praga dos convites spam via Google Meet e Google Drive; Facebook aberto a processos nacionais Europeus; e Bitcoin sobe após Elon Musk dar sinais de aceitação.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo que te pode valer um oxímetro de dedo Medisana. Participa e partilha.

Honor volta a ter acesso a apps Google

A separação da Honor da Huawei parece ter dado os frutos desejados, com a nova marca independente da Huawei a anunciar que irá voltar a ter direito ao Google Play e apps da Google. Isso será feito já na nova série 50 que acaba de ser anunciada na China.

Resta agora esperar para ver se esta alteração poderá fazer com que os modelos que não tinham acesso ao GMS (Google Mobile Services) o possam vir a receber através de uma actualização, ou se isto só irá ser feito para os modelos lançados de agora em diante. Quanto à Huawei, não há qualquer perspectiva de que possa vir a recuperar as apps Google a curto prazo, e em vez disso continua a focar-se em melhorar a sua App Gallery.


Vendas internacionais chegam ao Brasil via Amazon

O imenso mercado brasileiro tem estado limitado aos vendedores externos por causa das leis complicadas do país, mas a coisa poderá simplificar-se a partir de agora com o anúncio da parceria entre a Amazon e a empresa de pagamentos dLocal, que facilita que vendedores internacionais disponibilizem os seus produtos na Amazon Brasil.

Poderá ser a melhor notícia que os brasileiros poderiam ter a poucos dias da chegada dos Amazon Prime Days que costumam ter alguns descontos e promoções bastante apetecíveis para os membros Prime da Amazon.


Facebook com novas ferramentas para moderação de comunidades

Para tentar evitar conversas tóxicas, o Facebook está a disponibilizar novas ferramentas para os administradores de grupos que permitem detectar e lidar com situações potencialmente problemáticas, usando A.I. para identificar comentários que possam estar a incitar ou provocar comportamentos indesejados.

Moderar uma comunidade nem sempre é fácil, especialmente quando começa a atingir uma dimensão razoável, e é o tipo de coisa que me agrada profundamente quando olho para a comunidade que se formou em torno do Aberto até de Madrugada, que após mais de uma década de existência, continua a manter-se civilizada apesar das diferenças de opinião, e que se consegue "auto-moderar" sem necessidade da minha intervenção ou de ferramentas de AI.


GM reforça investimento nos eléctricos

Pode ter demorado (demasiado) mas os fabricantes automóveis tradicionais estão finalmente a levar a sério a transição para os veículos eléctricos. A GM parece ser a mais recente empresa a decidir que será esse o caminho necessário para nos livrarmos das emissões poluentes e seguirmos em direcção a um futuro energeticamente mais sustentável, anunciando que irá reforçar o investimento nos eléctricos para 35 mil milhões de dólares até 2025. Um valor que representa um aumento de 30% face aos que tinha indicado há alguns meses, e de 75% face aos planos que tinha antes da pandemia.

A Tesla pode ter tido a vantagem (e o mérito) de ter funcionado como faísca de ignição para que se começassem a levar os carros eléctricos a sério, mas a partir de agora as coisas irão começar a complicar-se para a marca de Elon Musk, à medida que tiver que começar a competir com toda a experiência de dezenas de décadas que os demais fabricantes já têm a fabricar automóveis - que até aqui pode ter funcionado como âncora que os atrasou, mas de agora em diante se poderá tornar numa vantagem que lhes poderá dar vantagem face à aprendizagem "mecânica" que a Tesla ainda está a fazer.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O formato de compressão ZIP foi criado em 1989 pela PKWARE, usado no PKZIP. As suas incríveis capacidades de reduzir o tamanho dos ficheiros digitais podem recorrer a diferentes algoritmos de compressão, embora o DEFLATE costume ser o mais habitual.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)