2021/06/11

Apple prepara futuro sem passwords

Com as passwords a serem um elemento de risco, a Apple prepara-se para um futuro sem elas.

Com a chegada do iOS 15 a Apple reforça a segurança integrando um gerador de código 2-factor no sistema, com preenchimento automático, mas isso não invalida que o actual sistema das passwords e dos códigos secundários resulta em chatices adicionais para o utilizador. Por isso mesmo, a Apple junta-se a outros para tentar erradicar a necessidade de passwords para o login em sites e serviços com um sistema sem passwords baseado no WebAuthn.
A ideia é que a autenticação do utilizadores seja feita de forma segura, tal como as comunicações num browser são seguras quando se usa HTTPS, sem que os utilizadores tenham que introduzir passwords para aceder aos sites.

Ainda é algo que demorará vários anos a ser implementado, mas tendo em conta os casos de ransomware, pode até ser que isso acabe por ficar disponível mais cedo do que previsto. Até lá, há que continuar a ter o máximo de precauções com as nossas passwords, e também activar a autenticação 2-factor sempre que possível.

5 comentários:

  1. "cansos de ransmware" ? :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E smasung... :) alguém precisa de pilhas no teclado (ou férias) :)

      Eliminar
    2. Tendo em conta que os posts de hoje foram escritos por alguém com febre nos intervalos de ir vomitar ao WC, agradeço alguma tolerância a uma frequência mais elevada de lapsos teclísticos que o habitual.
      (Já corrigidos, obrigado :)

      Eliminar
  2. Rápidas melhoras, Carlos!!

    ResponderEliminar