2021/06/11

Samsung apresenta sensor ISOCELL JN1 de 50MP

A Samsung já revelou o seu mais recente sensor de imagem para smartphones, com 50MP e os pixeis mais pequeno que já produziu.

O Samsung ISOCELL JN1 tem uma resolução de 50MP mas o elemento de destaque são so seus pixeis reduzidos de apenas 0.64 μm, que permitem manter o tamanho do sensor em 1/2.76".O problema com os pixeis pequenos são a sua menor capacidade de captação de luz, resultando em maiores desafios para tirar fotos em ambientes pouco iluminado, mas a Samsung está confiante que o método de fabrico ISOCELL 2.0 compensa aquilo que se perdeu no tamanho dos pixeis.
Adiciconalmente, e como é habitual nos sensores com esta resolução, o seu uso mais provável será utilizar o método de agrupamento de pixeis, sendo que neste caso se pode fazer o agrupamento de 4 pixeis com o sistema Tetrapixel, resultando numa imagem cuja resolução desce para os 12.5MP, mas que passa a contar com pixeis de área equivalente a 1.28 μm.

Enquanto não nos chegam os sensores Samsung de 200MP - ou os de 600MP! - teremos que nos contentar com este, que deverá começar a aparcer nos smartphones ainda antes do final deste ano.

1 comentário:

  1. Os de 200Mp vão ser incríveis porque vão permitir o telemóvel ter apenas uma câmara e fazer o mesmo que as 3 câmaras,usando os pixeis centrais para tirar fotos zoom.

    ResponderEliminar