2021/06/23

Brave Search beta já disponível para todos

Tal como tinha sido prometido, passamos a ter um novo motor de pesquisa que dá prioridade à privacidade, que nos chega dos criadores do browser Brave.

O Brave tem sido um dos browsers que mais se tem destacado por proteger a privacidade dos utilizadores, e que agora aplica essa preocupação também a um motor de pesquisa, servindo de alternativa à pesquisa da Google e fazendo concorrência a outros motores como o DuckDuckGo.

O motor de pesquisa do Brave está disponível para todos em search.brave.com e não tem problemas em assumir desde logo que ainda é um produto em fase beta (nada de mais, considerando que a Google mantém muitos dos seus serviços em beta durante anos, e isto quando não os mata sem que sequer saiam dessa fase).


A escolha será óbvia para quem já utiliza o Brave como browser principal, mas o facto de estar disponível para todos, a partir de qualquer browser, também facilita que qualquer pessoa o possa experimentar sempre que assim o desejar, sem ficar obrigado a instalar seja o que for.

Os resultados poderão não ser ainda tão bons quanto os da pesquisa da Google, mas por outro lado também não ficamos sujeitos às artes de "adivinhação" que nos começam a apresentar publicidade, como que por magia, relacionada com coisas que pesquisamos e que páginas visitamos.

3 comentários:

  1. Excelente notícia.

    Faz muita falta termos alternativas aos serviços da Google.

    ResponderEliminar
  2. vale a pena ler e saber o que e o brave antes de usar
    https://ebin.city/%7Ewerwolf/posts/brave-is-shit/

    ResponderEliminar
  3. Em tempos andei a ver o Brave, mas quando percebi que o "Brave is a chromium based browser", desisti...

    ResponderEliminar