A Western Digital está a recomendar que os utilizadores dos seus discos externos My Book Live os desliguem da internet imediatamente, até que sejam averiguadas as queixas de que os seus conteúdos estão a ser eliminados remotamente.
Os discos My Book Live oferecem aos utilizadores a possibilidade de serem acedidos remotamente através da cloud da WD, mas agora parece que isso se está a voltar contra os utilizadores, que dizem que os seus discos estão a ser eliminados remotamente, perdendo acesso ao mesmo a todos os seus conteúdos.
Quando tentam aceder ao disco através da página de administração, os utilizadores deparam-se com um aviso de "password inválida", impossibilitando-os de fazer o que quer que seja.
Embora alguns relatos apontem para que o comando de "reset" tenha sido enviado remotamente, a WD por agora está a dar a ideia de que o caso se deve a algum malware que tenha infectado os computadores dos clientes, e que não existiu qualquer quebra de segurança nos seus servidores. Estranhamente, faz ainda referência de que a última actualização de firmware dos My Book Live é de 2015, quase insinuando que a culpa é dos utilizadores por manterem um disco "antigo" ligado à cloud - como se não fosse um produto e um serviço seu.
Teremos que aguardar para ver se o ataque efectivamente foi local ou a partir da cloud da WD, mas nenhuma das opções irá servir de grande consolo a quem tiver perdido gigabytes ou terabytes de dados.
Actualizaçao: A WD removeu a necessidade de password para limpar o disco, facilitando a tarefa aos hackers.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Aconteceu ao meu precisamente na quarta-feira à noite. Tirei o disco da caixa e estou agora em processo de recuperar a informação com o R-Linux.. :(
ResponderEliminarR-Linux ou R-Studio devem ser das melhores ferramentas.
EliminarAgora é não voltar a usar essa treta
Isto parece inacreditável...
ResponderEliminarTanta desinformação. O seu disco tem ligação ethernet? Não? Então não tem nada com que se preocupar.
ResponderEliminarDesinformação? Quem ficou com os discos apagados certamente terá opinião diferente.
EliminarSó chamei a atenção para o facto de não serem todos os discos externos WD My Book, mas apenas aqueles com placa de rede integrada. O desabafo não foi direcionado à notícia aqui... mas a todo o lado. Até li algures que era um problema de firmware de *todos* os discos WD!
EliminarPor acaso, há outra vulnerabilidade a circular e que afecta outros modelos, sai nas notícias de hoje à noite.
Eliminar