2021/06/25

Discos WD My Book Live estão a ser apagados remotamente

A Western Digital está a recomendar que os utilizadores dos seus discos externos My Book Live os desliguem da internet imediatamente, até que sejam averiguadas as queixas de que os seus conteúdos estão a ser eliminados remotamente.

Os discos My Book Live oferecem aos utilizadores a possibilidade de serem acedidos remotamente através da cloud da WD, mas agora parece que isso se está a voltar contra os utilizadores, que dizem que os seus discos estão a ser eliminados remotamente, perdendo acesso ao mesmo a todos os seus conteúdos.

Quando tentam aceder ao disco através da página de administração, os utilizadores deparam-se com um aviso de "password inválida", impossibilitando-os de fazer o que quer que seja.
Embora alguns relatos apontem para que o comando de "reset" tenha sido enviado remotamente, a WD por agora está a dar a ideia de que o caso se deve a algum malware que tenha infectado os computadores dos clientes, e que não existiu qualquer quebra de segurança nos seus servidores. Estranhamente, faz ainda referência de que a última actualização de firmware dos My Book Live é de 2015, quase insinuando que a culpa é dos utilizadores por manterem um disco "antigo" ligado à cloud - como se não fosse um produto e um serviço seu.

Teremos que aguardar para ver se o ataque efectivamente foi local ou a partir da cloud da WD, mas nenhuma das opções irá servir de grande consolo a quem tiver perdido gigabytes ou terabytes de dados.

Actualizaçao: A WD removeu a necessidade de password para limpar o disco, facilitando a tarefa aos hackers.

7 comentários:

  1. Aconteceu ao meu precisamente na quarta-feira à noite. Tirei o disco da caixa e estou agora em processo de recuperar a informação com o R-Linux.. :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. R-Linux ou R-Studio devem ser das melhores ferramentas.
      Agora é não voltar a usar essa treta

      Eliminar
  2. Isto parece inacreditável...

    ResponderEliminar
  3. Tanta desinformação. O seu disco tem ligação ethernet? Não? Então não tem nada com que se preocupar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desinformação? Quem ficou com os discos apagados certamente terá opinião diferente.

      Eliminar
    2. Só chamei a atenção para o facto de não serem todos os discos externos WD My Book, mas apenas aqueles com placa de rede integrada. O desabafo não foi direcionado à notícia aqui... mas a todo o lado. Até li algures que era um problema de firmware de *todos* os discos WD!

      Eliminar
    3. Por acaso, há outra vulnerabilidade a circular e que afecta outros modelos, sai nas notícias de hoje à noite.

      Eliminar