2021/06/26

ISS instala novos painéis solares

A Estação Espacial Internacional (ISS) recebeu nova dose de melhorias, com novos painéis solares que reforçarão a sua capacidade de produção de energia.

A ISS teve direito a mais um passeio espacial de um par de astronautas, que instalaram mais um dos seus novos painéis solares iROSA (Roll-Out Solar Arrays). Este é o segundo conjunto de painéis que foi instalado, e que via reforçar as necessidades energéticas acrescidas, e também compensar a degradação dos painéis solares originais, cuja operação já superou em muito o prazo para que tinham sido concebidos. É por isso que estes novos painéis tapam parcialmente os painéis anteriores e, mesmo sendo mais pequenos, serão capazes de produzir proporcionalmente mais energia.

No total, a ISS vai receber seis destes novos painéis, garantindo as necessidades energéticas da estação espacial durante o resto da sua vida útil. Os antigos oito painéis produziam 160kW, os seis novos painéis irão produzir 120kW, que em combinação com os antigos e parcialmente tapados painéis, resultará numa capacidades de produção total de 215kW.

A instalação dos mesmos também serve de validação para a sua utilização na futura estação orbital lunar Artemis, que utilizará uma versão de maiores dimensões destes painéis, e com sistema automático de desdobramento.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)