2021/06/09

Dissipador Noctua NH-P1 silencioso

A Noctua tem um novo dissipador passivo (100% silencioso) - o NH-P1 - capaz de suportar CPUs do nível de um Intel Core i9-9900K sem necessidade de ventoinha.

Entre o enorme universo dos fãs de computadores, existe um subgrupo que tem um objectivo bastante peculiar: o de ter computadores completamente silenciosos. Para isso, há que libertar a máquina de todas as peças móveis, incluindo discos mecânicos (simples, graças à popularização dos SSDs) e também, não tão simples, as ventoinhas - a principal fonte de ruído de um computador, que são (quase) indispensáveis para manter as temperaturas dos componentes dentro dos limites de funcionamento.

Não se podendo recorrer a ventoinhas para forçar a passagem de ar, a alternativa é recorrer a dissipadores bastante mais elaborados e volumosos, com uma área de dissipação que permite manter o CPU em funcionamento usando apenas o movimento do ar por convecção, e é isso que faz este Noctua NH-P1.
Este imponente dissipador consegue lidar com CPUs como o Intel Core i9-9900K, que é um CPU com rating PL1 de 95W e PL2 de 210W, o que já dá uma ideia das suas capacidades. E vem com o sistema de montagem SecuFirm2 da Noctua, compatível com Intel LGA1200, LGA115x, e LGA1200xx; e AMD AM4, AM3+, AM3, AM2, e FM2. Adicionalmente, e para quem se quiser precaver para qualquer eventualidade, também é compatível com a instalação de ventoinhas, para auxiliar as suas capacidades em qualquer caso de emergência - ou simplesmente para criar uma pequena corrente de ar a rotações bastante reduzidas, que também melhorarão a sua eficiência ainda a níveis de ruído praticamente inaudíveis.

Nos EUA o Noctua NH-P1 apareceu momentaneamente nalgumas lojas online com um preço de $100, pelo que por cá é esperado que não ande longe desse valor mas em euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)