2021/06/26

Efeitos da Covid-19 afectam jovens durante meses

Com o cenário da pandemia Covid-19 a estar longe de estar terminado, estudos revelam que também os mais jovens podem sofrer com os efeitos secundários da doença durante meses.

Mesmo quem tiver apanhado casos ligeiros de Covid-19 não está livre de ser relembrado do seu encontro com o vírus, podendo sofrer de uma série de efeitos que continuarão a fazer-se sentir ao longo de pelo menos meio ano. Agora, um estudo revela que isso não acontece apenas nos grupos etários mais avançados, mas que também nos grupos mais novos, incluindo nos adolescentes.

Mais de metade das pessoas que apanharam Covid-19 "ligeiro" sem terem necessidade de ir a um hospital, revelam continuar a sentir efeitos secundários após mais de 6 meses de terem sido infectados, independentemente da faixa etária em que se encontram. Entre os efeitos mais comuns estão coisas como: sentido do paladar / olfacto alterado, fadiga, dificuldades respiratórias, dificuldades de concentração, e problemas de memória.

Isto levanta novas preocupações, pois será preciso ter em consideração o impacto disto em jovens em idade escolar, que poderão ver o seu desempenho reduzido, assim como afectar a capacidade profissional dos jovens adultos. Teremos que aguardar ainda mais tempo para saber se estes efeitos poderão desaparecer, ou se - no pior dos casos - irão atormentar as pessoas afectadas para o resto das suas vidas.

2 comentários:

  1. A gente já arrumava com o raio do bicho pra canto não? Vá lá que tenho mais que fazer.

    ResponderEliminar